Nesta terça-feira, 24 de abril, às 20h30, a USP-Filarmônica estará no Theatro Pedro II para apresentar um concerto gratuito com obras de Wolfgang Amadeus Mozart (1756- 1791), Gioachino Rossini (1792-1868), Giacomo Puccini (1858-1924) e Claudio Santoro (1919-1989), sob a regência do maestro Rubens Russomanno Ricciardi. O espetáculo terá a estreia da flautista Cássia Carrascoza Bomfim como solista e da professora da Universidade de São Paulo (USP).
A apresentação integra a série “Concertos USP” – uma parceria do Departamento de Música da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP/USP) com a Fundação Dom Pedro II. No repertório obras como “Concerto para flauta e orquestra kv. 314 em ré maior” e “Dies Bildnis ist bezaubernd schön”, ária da ópera “A Flauta Mágica”, de Mozart.
Também estão no programa a ária “La calunnia è um venticello”, da ópera “O Barbeiro de Sevilha”, de Rossini, e ainda a ária “E lucevan le stelle”, da “Tosca”, de Puccini. Além da estreia de Cássia Carrascoza Bomfim, destaque para os solos dos alunos da USP Rafael Stein (tenor) e Luis Felipe Sousa (baixo).
A USP-Filarmônica, como sempre, também apresentará uma obra de compositor brasileiro, como a canção “Amor em lágrimas”, de Cláudio Santoro e Vinícius de Moraes, com orquestração inédita de Rubens Russomanno Ricciardi e Lucas Pigari, interpretada pela mezzo-soprano Priscila Cubero, ex-aluna da universidade. Outro destaque é a professora convidada Ana Valéria Poles, que há décadas atua como principal contrabaixo da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp).
O Theatro Pedro II fica na rua Álvares Cabral nº 370, no Quarteirão Paulista, Centro Histórico de Ribeirão Preto. O espaço tem capacidade para receber 1.588 pessoas, mas parte foi interditada em 2016 pelo Corpo de Bombeiros por causa da altura do parapeito – hoje aceita até 1.300 espectadores. O telefone para mais informações é (16) 3977-8111. O espetáculo não é recomendado para menores de 12 anos devido ao horário.
Os concertos da USP-Filarmônica são sempre gratuitos e acessíveis, com intuito de democratizar o amplo acesso à arte da música. Mais informações pelo telefone (16) 3315- 3136. As séries anuais de Concertos da USP-Filarmônica são uma realização do Departamento de Música da FFCLRP/USP, em parceria com a prefeitura de Ribeirão Preto, por meio da Fundação Dom Pedro II.
A USP-Filarmônica – As atividades da USP-Filarmônica começaram em março de 2011. A orquestra é formada por alunos do Departamento de Música da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) – vinculada à Universidade de São Paulo (USP). Rubens Russomanno Ricciardi (professor responsável e regente titular) e José Gustavo Julião Camargo (funcionário e regente assistente) atuam na direção artística desde a sua fundação.
Concertos sinfônicos e récitas de óperas já foram realizadas em Ribeirão Preto e várias cidades da região. Ao lado do repertório contemporâneo do século XXI, a orquestra também trabalha com clássicos da música universal, num contraponto entre tradição e inovação, apresentando ainda alternadamente compositores de outros países e brasileiros. Em relação específica à produção musical brasileira de concerto – um dos focos de trabalho da USP-Filarmônica – seus repertórios abrangem desde o período colonial até o contemporâneo.
Há também uma dedicação especial às obras inéditas dos próprios compositores locais. Tem 30 integrantes (bolsistas) que dominam duas flautas, um oboé, uma clarineta, um fagote, duas trompas, dois trompetes, uma percussão, cinco primeiros violinos, cinco segundos violinos, três violas, quatro violoncelos e dois contrabaixos.