A fachada de um dos principais cartões postais e referência cultural de Ribeirão Preto, o Theatro Pedro II, no Quarteirão Paulista, no Centro Histórico da cidade, está iluminada com novas cores em alusão à campanha Fevereiro Roxo e Laranja.
A iluminação especial começou nesta sexta-feira, 4 de fevereiro, e será mantida até dia 20 para conscientizar a população sobre o combate a doenças como lúpus, fibromialgia, mal de Alzheimer e leucemia. As cores têm significados específicos.
A roxa conscientiza sobre lúpus, fibromialgia e mal de Alzheimer, sendo duas doenças autoimunes e uma degenerativa. Já a cor laranja conscientiza sobre um dos tipos mais graves de câncer, a leucemia, que é uma doença de origem desconhecida e maligna.
O objetivo é informar a sociedade sobre a importância do diagnóstico precoce nas diferentes doenças que têm algo em comum: nenhuma delas é curável, portanto, somente o tratamento ameniza as consequências. Ou seja, quanto antes for iniciado, maiores serão as chances de uma vida com mais qualidade e bem-estar.
“O Theatro Pedro II apoia as campanhas e iluminar a fachada é um alerta ao autocuidado”, diz Nicanor Lopes, presidente da Fundação Pedro II. Um dos principais patrimônios culturais de Ribeirão Preto e terceiro maior teatro de ópera do Brasil, o espaço cultural já participou de outras campanhas de conscientização.
No mês passado aderiu à campanha “Todos contra a hanseníase”, da Sociedade Brasileira de Hansenologia (SBH), durante o Janeiro Roxo, dedicado a ações de conscientização sobre a doença, que está na lista de Doenças Tropicais Negligenciadas (DTN).
Aderiu também ao Outubro Rosa para apoiar a campanha de conscientização e alerta para as mulheres e toda a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e do colo do útero, criada na década de 1990 pela Fundação Susan G. Komen for the Cure.
O Pedro II ainda participou da campanha “Novembro Azul”, dedicada à conscientização sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata, em prol da saúde do homem, e do “Setembro Amarelo”, de prevenção ao suicídio, entre outras.