Tribuna Ribeirão
Geral

Pedro II incentiva doação de sangue

ALFREDO RISK

Luzes vermelhas ilumi­nam a fachada do Theatro Pe­dro II, no Quarteirão Paulista, Centro Histórico de Ribeirão Preto, desde esta quinta-feira, 1º de junho. A iluminação es­pecial será mantida até sába­do (3) e depois volta entre 11 e 14 de junho, Dia Mundial do Doador de Sangue, pra alertar sobre a importância da doa­ção para salvar vidas.

Entre os dias 4 e 10, po­rém, será iluminado de la­ranja. No sexto mês do ano são realizadas campanhas de prevenção e conscientiza­ção sobre a saúde do sangue. Além do Junho Vermelho, dedicado ao incentivo à do­ação, também é celebrado o Junho Laranja, que busca difundir informações sobre a anemia e a leucemia, doenças causadas por deficiências nas células sanguíneas.

A partir de 15 de junho, e até o dia 30, a fachada do The­atro Pedro II ficará iluminada de branco e azul para celebrar os 167 anos de Ribeirão Preto, celebrados no dia 19 deste mês. No ano passado, as mesmas co­res foram projetadas no teatro em homenagem aos 92 anos do espaço cultural e aos 100 anos da Orquestra Sinfônica.

A ação Junho Vermelho acontece em apoio ao Dia Mundial do Doador de Sangue, celebrado em 14 de junho, se­gundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), e promove, junto a diferentes instituições públicas e privadas, campanhas de incentivo ao hábito cons­tante de doar sangue, e desta forma, manter os hemocentros sempre com quantidade sufi­ciente de bolsas para atender a todos que precisam.

A data de 14 de junho foi instituída como o Dia Mun­dial do Doador de Sangue, em 2005, pela Assembleia Mundial da Saúde. É uma homenagem ao nascimento de Karl Lands­teiner (1868-1943), imunolo­gista austríaco que descobriu o fator Rh e as várias diferenças entre os tipos sanguíneos.

Para a grande maioria das pessoas, doar sangue ainda não é algo rotineiro. Muitas nunca doaram, e outras doaram ape­nas quando um parente ou um amigo precisou. A Organiza­ção Mundial da Saúde (OMS) recomenda que de 3% a 5% da população seja doadora de sangue, mas, no Brasil, esse ín­dice é de apenas 1,8%.

Postagens relacionadas

PUBLICIDADE: Fórmula – Plano Estudante

Redação 1

Larga Brasa

Redação 1

RP ganha mais quatro passagens em trilhos

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com