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Pedro II fica rosa contra o câncer

GUILHERME SIRCILI

Quem passar pelo Quar­teirão Paulista, no Centro Histórico de Ribeirão Preto, até quinta-feira, 7 de outubro, verá a fachada do Theatro Pe­dro II iluminada de cor-de-ro­sa. A iniciativa tem o objetivo de apoiar a campanha Outu­bro Rosa, para conscientizar e alertar as mulheres e toda a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e do colo de útero.

“É um tema que merece destaque e iluminar o Thea­tro Pedro II ajudará a reforçar a importância dos cuidados com a saúde da mulher”, expli­ca Nicanor Lopes, presidente da Fundação Dom Pedro II. A campanha foi criada na década de 1990 pela Fundação Susan G. Komen for the Cure, em uma movimentação interna­cional de conscientização para o controle do câncer de mama.

Cerca de 13% dos casos de câncer de mama em mulheres com mais de 30 anos pode­riam ser prevenidos por meio de atividade física, aleitamento materno, pela não exposição ao consumo de álcool e pelo não excesso de peso, revelou pesquisa divulgada nesta sex­ta-feira (1º), na internet, pelo Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Sil­va (Inca), durante cerimônia de lançamento da campanha Outubro Rosa, pelo Ministé­rio da Saúde.

“Os resultados mostraram que pelo menos R$ 102 mi­lhões gastos no Sistema Único de Saúde (SUS) poderiam ter sido evitados pela não expo­sição aos fatores de risco. Os resultados em conjunto desta­cam o impacto desses fatores, não só sobre o número de ca­sos, mas sobre os gastos fede­rais do SUS com o tratamento do câncer de mama, disse a nutricionista Maria Eduarda Melo, chefe da Área Técnica de Alimentação, Nutrição, Ativi­dade Física e Câncer do Inca.

No ano passado, mais de 2,3 milhões de mulheres em todo o mundo tiveram câncer de mama, o tipo que mais acome­te a população feminina e mais mata. Ele representa cerca de 24,5% de todos os tipos de neo­plasias diagnosticadas, segundo o Inca. No Brasil, em 2020, cerca de oito mil casos tiveram relação direta com os fatores comporta­mentais citados.

Em 2018, o estudo mostrou que o gasto com tratamento da doença no SUS ultrapas­sou R$ 813 milhões, dos quais os quatro principais fatores de risco representaram 12,6% de todo o custo, ou o equivalen­te a R$102,5 milhões. A ina­tividade física correspondeu à maior fração do valor total (4,6%), seguida pelo não alei­tamento materno (4,4%), ex­cesso de peso (2,5%) e consu­mo de bebida alcoólica (1,8%).

A prevenção do câncer de mama, de acordo com o instituto, passa pela alimen­tação, que deve ser à base de alimentos in natura. “Estamos falando de frutas, legumes e verduras, arroz, feijão, semen­tes. Isso deve compor a base da nossa alimentação e devemos evitar alimentos ultraprocessa­dos, ou seja, aqueles alimentos prontos para aquecer e prontos para consumir, além de evitar o consumo de álcool.

Seguindo as recomendações, fica mais fácil manter um peso saudável”. As mulheres devem também manter-se fisicamente ativas, como parte da rotina di­ária, considerando a atividade física como lazer e qualidade de vida. A nutricionista ressaltou, no entanto, a importância de ações e políticas que fortale­çam a adoção e o acesso a prá­ticas mais saudáveis.

Mortalidade
Em 2019, o Brasil registrou 18.068 mortes por câncer de mama. O Inca estima que até 2030 haverá estabilidade das taxas de mortalidade para mu­lheres na faixa etária entre 30 e 69 anos, mas a projeção ainda está bem distante da meta de 30% de redução estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU). Os Objetivos do Desenvolvimento Sustentá­vel preveem, até 2030, reduzir em um terço as mortes pre­maturas por doenças crônicas não transmissíveis, entre elas, o câncer.

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