Tribuna Ribeirão
Destaque

Pedro II fica azul contra o câncer

ALFREDO RISK

Desde segunda-feira, 1º de novembro, a fachada do Theatro Pedro II, no Quarteirão Paulista, Centro Histórico de Ribeirão Preto, está iluminada em tons de azul, em apoio à campanha “Novembro Azul”, dedicada à conscientização sobre a im­portância do diagnóstico pre­coce do câncer de próstata, em prol da saúde do homem.

“O intuito é promover uma mudança de paradigmas, que­brar tabus e incentivar o público masculino a se preocupar com a saúde”, explicou Nicanor Lopes, presidente da Fundação Dom Pedro II. O teatro já participou de outras campanhas este ano, como o “Outubro Rosa” e o “Se­tembro Amarelo”.

Embora seja uma enfermi­dade comum, muitos homens preferem não conversar sobre esse assunto, por medo ou por desconhecimento. Na fase ini­cial, o câncer de próstata não apresenta sintomas. Por isso, é importante fazer os exames de prevenção − exame de sangue (PSA) e toque retal.

Na fase avançada, apresen­ta dor nos ossos; dor ao urinar; necessidade frequente de uri­nar e presença de sangue na urina ou no sêmen. Entre as medidas de prevenção estão o consumo de frutas, verduras, legumes, grãos e cereais inte­grais; a redução do consumo de gorduras, principalmente as de origem animal; a prática de, pelo menos 30 minutos, de atividade física diariamente.

Também incentiva a manu­tenção do peso adequado à al­tura; a redução do consumo de álcool; e não fumar. Os fatores de risco são idade acima de 50 anos, histórico familiar, especial­mente se a doença se manifestou em parentes de primeiro grau; obesidade; e sedentarismo.

As cirurgias para retirada da próstata por câncer tiveram redução de 21,5% na compara­ção entre 2019 e 2020. Os dados inéditos do Ministério da Saúde constam do Sistema de Infor­mação Hospitalar (SIH). As coletas do antígeno prostático específico (PSA) e de biópsia da próstata que, junto com o exame de toque retal, diagnos­ticam a doença, registraram quedas de 27% e 21%, respec­tivamente, como mostram as informações do Sistema de In­formações Ambulatoriais, do Sistema Único de Saúde (SUS).

Houve diminuição ainda no número de consultas urológicas no SUS (33,5%). As internações de pacientes com diagnóstico da doença caíram 15,7%. As con­sultas com um urologista tam­bém sofreram queda. Até julho, foram 1.812.982, enquanto em 2019 foram 4.232.293 e em 2020, mais 2.816.326. Embora já tenham começado a ocorrer neste ano, as consultas ainda es­tão em baixa. O estado de São Paulo registrou queda de 29% do exame de PSA.

Estimativa do Instituto Na­cional do Câncer (Inca), indi­ca que em 2021 são esperados 65.840 novos casos, mas muitos podem nem ter sido diagnos­ticados. A Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) obteve in­formações do Sistema de In­formações sobre Mortalidade (SIM), que indicam aumento de 10% na mortalidade por câncer de próstata em cinco anos. Em 2015, eram 14.542, e subiram para 16.033 em 2019.

“Novembro Azul”
O movimento surgiu em 1999, na Austrália, quando um grupo de amigos deixou o bigo­de crescer para chamar aten­ção em relação à saúde mascu­lina. O grupo realizava ações e o que arrecadava era doado às instituições de caridade.

No Brasil, o “Novembro Azul” foi criado pelo Insti­tuto Lado a Lado pela Vida, que estimula a conscientiza­ção da sociedade, em espe­cial os homens no sentido de avaliar a saúde, a importância da prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de prósta­ta, além de lembrá-los que é fundamental o autocuidado em todos os aspectos.

O câncer de próstata é as­sintomático no início, ou seja, não apresenta nenhum sinto­ma, o que torna a prevenção muito importante. Vale lem­brar que o exame de sangue não substitui o de toque, que é simples e rápido. É indis­pensável que os dois sejam re­alizados, principalmente em homens que já passaram dos 45 anos de idade.

Postagens relacionadas

GCM flagra menor traficando na zona Leste

Luque

Saúde abre vacinação contra a gripe  

William Teodoro

Acidente com rechaud deixa três mulheres feridas em Cravinhos

Redação 2

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com