Tribuna Ribeirão
Artigos

Pedra nos rins = cólica renal – Parte I

A cólica renal é decorrente da formação de pedras nos rins. E na maioria das vezes é de uma dor que é capaz de levar a pessoa ao desespero, tal é a intensidade dessa dor.

As pedras nos rins são formações bem sólidas e endureci­das, de tal maneira que, ao tentarmos amassar uma pedrinha dessas somos capazes de machucar os dedos, tamanha é a dureza dessas pedras.

Elas são formadas por sais minerais e várias outras subs­tâncias como uma chamada oxalato de cálcio e uma outra que é o ácido úrico.

Essas pedras, que às vezes são pedrinhas e outras são enormes podem ser formadas tanto nos rins quanto na bexiga e aí permanecerem, como também podem se deslocar através das vias urinárias como o ureter, que o nome que se dá ao canal que leva a urina formada nos rins até a bexiga.

E muitas vezes essas pedras permanecem obstruindo a passagem da urina e aí é que surge a dor da cólica renal. Mas as pedras nos rins podem não causar dor alguma e permane­cerem despercebidas.

A cor do tipo cólica é a mais comum nos casos das pedras nos rins que se deslocam e ela começa nas costas e vai para a parte mais baixa do abdômen indo até as virilhas.

As crises de cólica renal quase sempre vêm acompanhada de vontade vomitar ou de vômitos mesmo. Mas, afinal, por que o corpo humano forma essas pedras?

Muitas pesquisas têm sido realizadas para os médicos serem capazes de responder a essa importante indagação.

Pesquisas recentes têm sido realizadas principalmente nos Estados Unidos, Reino Unido, China, Japão e Alemanha e as respostas apontam para a falta de água suficiente para hidra­tar bem o corpo.

Já é sabido que o corpo humano de uma pessoa adulta precisa consumir de dois a três litros de água por dia, com­preendendo dia, como o período que vai do levantar até ir dormir, o que quase sempre as pessoas não bebem essa quan­tidade de líquido por esse período de tempo.

A presença de infecções urinárias de repetição, consu­mo exagerado de proteínas bem como o consumo também exagerado de leite e seus derivados e outros fatores que podem ser causas para a formação dessas pedras tanto nos rins como na bexiga.

A pedra formada nos rins se se deslocar e obstruir o ureter leva a uma dor que é intensíssima levando ao desespero a pessoa acometida.

Os rins funcionam como filtro de sangue separando impurezas que são eliminadas junto com a urina e, portanto precisa de água para trabalhar a contento.

É incrível como a falta de água em quantidade suficiente seja capaz de causar um transtorno levando a uma dor de tamanha intensidade e a um sofrimento tão grande.

Existem registro de formação de pedras de mais de 11 centímetros e que fica localizada nos rins. Se houver o deslo­camento de pequenas pedras é que aparece a dor. (Continua na próxima semana)

Postagens relacionadas

Chico Buarque e a ditadura

William Teodoro

É hora de barrar os inimigos do serviço público

William Teodoro

Disneylândia, offshores e a gourmetização da miséria

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com