Tribuna Ribeirão
DestaqueEconomia

Pedidos de recuperação  judicial recuam quase 30%  

Foram 122 solicitações no período, com predominância de Micro e Pequenas empresas (78) (Reprodução)

O mês de fevereiro registrou o menor número de pedidos de recuperação judicial desde dezembro de 2023. Foram 122 solicitações, índice que reflete uma queda de 27,81% em comparação com o mesmo período de 2024, quando 169 ações foram impetradas. Também recuou 24,69% em relação aos 162 de janeiro deste ano.

Os dados são do Indicador de Falências e Recuperações Judiciais da Serasa Experian, primeira e maior datatech do Brasil. Revela, ainda, que do total de solicitações, a maior parte (78) foi feita por “Micro e Pequenas” empresas, seguidas pelas “Médias” (27) e “Grandes” companhias (17).

De acordo com a economista da Serasa Experian, Camila Abdelmalack, a redução nos pedidos pode estar associada a uma maior capacidade das empresas em renegociar suas dívidas. “Houve uma desaceleração no ritmo de pedidos de recuperação judicial nos últimos dois meses”, diz.

“Entretanto, a expectativa de enfraquecimento da atividade econômica, devido ao ambiente restritivo de juros, sugere potencial aumento dos pedidos ao longo do ano”, avalia Camila. A economista ainda destacou a tendência dos dados de inadimplência divulgados pela da Serasa Experian.

“Em janeiro de 2024, foram registradas 7,1 milhões de empresas inadimplentes, o patamar recorde da série histórica. Se houver deterioração adicional, consequentemente poderá ter reflexos nos pedidos de recuperação judicial”.

Ainda de acordo com o indicador, em fevereiro o setor de “Serviços” foi o que mais demandou por recuperações judiciais (58), enquanto o “Setor Primário” registrou o menor número em fevereiro (sete). Em relação aos pedidos de falência, o mês de fevereiro contabilizou 60 solicitações, uma redução de 25,0% em comparação ao mesmo período do ano passado.

Assim como nos pedidos de recuperação judicial, as “Micro e Pequenas” empresas representaram a maioria dos requerimentos (30), seguidas pelas “Médias” (21) e “Grandes” (9). Na visão por setores, os pedidos se dividiram entre “Serviços” (23), “Indústria” (18), “Comércio” (16), e “Primário” (16).

Limpa Nome PJ – As pequenas e médias empresas (PMEs) possuem agora um portal exclusivo para renegociação das suas dívidas com melhores condições, o Limpa Nome PJ. Neste portal, além das negociações é possível ter acesso a diversos outros serviços.

Para consulta do seu Score PJ, realização de outras tarefas de gestão ou para limpar seu Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CPNJ), aprimorando a saúde financeira do seu negócio, acesse: https://empresas.serasaexperian.com.br/limpa-nome.  

 

Postagens relacionadas

ICMS eleva preço dos combustíveis

William Teodoro

Ex-prefeito de Morro Agudo é condenado a 13 anos de prisão

Redação 2

Muro do estádio Santa Cruz é pichado após empate com o Ituano

Redação

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com