De janeiro a dezembro de 2022, a Entrevias Concessionária de Rodovias prestou um total de 68.376 atendimentos operacionais a usuários de rodovia, uma média de 5.700 atendimentos por mês. Desse total, 62% dos chamamos (42.623) correspondem a ocorrências na região de Ribeirão Preto. O balanço abrange os 570 quilômetros de rodovias sob concessão da empresa.
Dos 68.376 atendimentos, 30,23% foram relacionados a pedidos de socorro mecânico para diversos fins – o que inclui principalmente pane seca e elétrica (20.676) – seguido por apoio com guincho, com 13.658 (19,97%) casos e, em terceiro lugar, atendimento médico/hospitalar, com 4.003 (5,85%).
O levantamento inclui ocorrências de diferentes naturezas, de problemas nos veículos a informação de animal na pista e emergências médicas, registradas por meio do 0800 da Entrevias e também nas bases do Serviço de Atendimento aos Usuário (SAUs) e pelas viaturas de inspeção de tráfego que circulam diariamente por todas as rodovias.
“O condutor precisa estar em dia com a manutenção do veículo, checar as condições do automóvel e se certificar que há combustível suficiente para o deslocamento. Tudo isso, somado a uma conduta preventiva ao volante, faz a diferença para um tráfego seguro”, afirma Jorge Baracho, gerente de Operações da Entrevias.
Somam-se a esses recursos 380 câmeras de monitoramento de tráfego que captam as imagens das estradas. Elas estão instaladas nas rodovias e transmitem em tempo real as imagens da estrada ao Centro de Controle Operacional (CCO), que direciona o suporte necessário.
Para atender ao grande volume de ocorrências, a concessionária mantém 46 viaturas de diferentes tipos, entre veículos para inspeção de tráfego, guinchos, ambulâncias, captura de animais e caminhão-pipa.
Usuários que trafegam pelas rodovias sob a gestão da Entrevias podem solicitar apoio operacional pelo 0800 3000 333, pela rede WiFi Entrevias SOS ou nos totens de autoatendimento nas bases de apoio operacional.