As tarifas de quatro praças de pedágio instaladas em estradas da região de Ribeirão Preto estão mais caras desde esta sexta-feira, 6 de julho. Segundo nota da Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp) enviada à redação do Tribuna, a Entrevias assumiu a concessão de trechos das rodovias Anhanguera (SP-330), Armando Salles Oliveira (SP-322) e Atílio Balbo (SP-322) há exatamente um ano, no lugar da Vianorte (Grupo Arteris), e o reajuste, segundo o contrato de concessões, deve ocorrer sempre na “data de aniversário”.
No entanto, a Entrevias assumiu a administração dos quatro trechos em 18 de maio, quando passou a cobrar pedágio de motociclistas e anunciou desconto na tarifa dos carros. Agora, os preços foram reajustados em 2,85% com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) – indexador oficial da inflação medido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) – acumulado entre junho do ano passado e maio de 2018.
Na Rodovia Atílio Balbo (SP-322), em Sertãozinho, o valor saltou de R$ 5,70 para 5,90 (aporte de R$ 0,20). Na Rodovia Armando de Salles Oliveira (SP- 322), em Pitangueiras, passou de R$ 7,30 para R$ 7,50 (mais R$ 0,20). Na Rodovia Anhanguera (SP-330), e, Sales Oliveira, foi de R$ 9 para R$ 9,30 (aporte de R$ 0,30) e na mesma estrada, mas na praça de Ituverava, o valor subiu de R$ 11 para R$ 11,30 (mais R$ 0,30).
Para os motociclistas, os valores são equivalentes à metade do que os motoristas de carro pagam nas cabines. Como estabelecido no contrato de concessão, motoristas que utilizam sistema de cobrança automática têm desconto de 5%. Esse público representa 56% dos condutores paulistas, segundo dados da Artesp. A agência reguladora ainda informa que, apesar do reajuste de 2,85%, “a conquista da redução tarifária pela nova licitação é mantida”. Ou seja, o desconto de maio é superior ao aumento de ontem.
Na praça da Atílio Balbo, em maio o preço caiu de R$ 6,50 para R$ 5,70 (desconto de R$ 0,80) para pagamento manual e para R$ 5,41 (menos R$ 1,09) no sistema automático. Na Armando Salles Oliveira baixou de R$ 8,50 para R$ 7,30 (desconto de R$ 1,20) e a automática recuo para R$ 6,93 (menos R$ 1,57). Os motociclistas pagam R$ 3,70. Na Anhanguera, em Sales Oliveira, foi de R$ 10,70 para R$ 9 (desconto de R$ 1,70) a e automática retrocedeu para R$ 8,55 (menos R$ 2,15). Na mesma estrada, em Ituverava, o valor baixou de R$ 13,10 para R$ 11 (abatimento de R$ 2,10) e no automático caiu para R$ 10,45 (menos R$ 2,65).
Desde 1º de julho, as tarifas de pedágio cobradas por 19 concessionárias também estão 2,85% mais caras. O motorista gasta hoje R$ 62,30 com pedágio em uma viagem de ida entre Ribeirão Preto e São Paulo – R$ 124,60 no total. Na região, as tarifas mais caras ficam na Rodovia Antônio Machado Sant´Anna (SP-255), em Guatapará, praça administrada pela Autovias, e na Rodovia Washington Luis (SP- 310), em Araraquara, concedida a AB Triângulo do Sol.
Em Guatapará, subiu de R$ 14 para R$ 14,30, e em Araraquara saltou de R$ 15,70 para R$ 16,20. A tarifa mais barata fica na Rodovia Atílio Balbo, em Sertãozinho, agora administrada pela Entrevias – custa R$ 5,70. A malha sob administração da iniciativa privada no Estado de São Paulo tem 6,9 mil quilômetros de extensão, concedidos a 21 empresas. Na região de Ribeirão Preto são 720 quilômetros de estradas sob a responsabilidade de quatro concessionárias – Autovias (Grupo Arteris), Entrevias, Tebe e AB Triângulo do Sol.