O governo de São Paulo formalizou, em 12 de abril, a concessão de 600 quilômetros de rodovias do Lote Noroeste. Com o contrato assinado, o grupo EcoRodovias assume a operação da malha a partir de segunda-feira, feriado de Primeiro de Maio, Dia Internacional do Trabalho. Estão previstos investimentos de R$ 13,9 bilhões no empreendimento, entre obras e operações ao longo dos 30 anos nas rodovias das regiões de Ribeirão Preto, Barretos, Araraquara, São Carlos e São José do Rio Preto.
A partir da zero hora de segunda-feira (1º), as tarifas de pedágio cobradas em sete praças da área de concessão da EcoNoroeste vão ficar, em média, 9% mais baratas. Inicialmente, a concessionária vai administrar 442 quilômetros de estradas. De acordo com a Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp), a EcoNoroeste vai assumir a operação da malha que estava sob responsabilidade da empresa Triângulo do Sol.
O percentual de queda vai variar de acordo com o ponto de cobrança dos pedágios. Veículos equipados com sistemas automáticos de pagamento terão desconto adicional de 5%. Outra novidade é o chamado Desconto de Usuário Frequente, que concede abatimento de até 95% para os motoristas que mais trafegam pelas mesmas praças de pedágio a cada mês.
O benefício estará disponível para quem utiliza pagamento automático. Haverá também, a partir do início de maio, a cobrança de pedágio para motos, prevista nos contratos de concessão desde 2009. O Lote Noroeste, que será administrado pela EcoNoroeste, abrange 600 quilômetros de rodovias – a malha total também inclui segmentos ainda sob concessão da Tebe e que ainda serão transferidos para a nova concessionária.
“O desconto médio de 9% nas tarifas é um dos grandes benefícios para o usuário nesta concessão. Esse abatimento pode chegar a até 95% para quem passa muitas vezes pela mesma praça de pedágio. Além disso, também haverá investimentos na modernização da malha viária para garantir mais segurança e agilidade ao tráfego”, enfatiza Milton Persoli.
A estimativa é que a concessão gere até 26 mil empregos entre 2023 e 2027. O Lote Noroeste também terá novas tecnologias nos pedágios, como pagamento com cartão de crédito e débito por aproximação que já existe em 99 praças das rodovias concedidas do Estado. Outra novidade será implementada de forma gradual.
A partir do segundo ano de contrato, terá início o Sistema Automático Livre, com cobrança 100% automática por meio de pórticos com sistemas eletrônicos de controle de fluxo e identificação de veículos. Outro recurso para melhorar a fluidez e a segurança é a pesagem de caminhões na própria faixa de rolamento, também por meio de sensores automatizados.
As rodovias também vão ter câmeras com análise inteligente para detecção de veículos parados ou presença de pedestres na pista, permitindo ações mais rápidas de atendimento e socorro. O Lote Noroeste contempla cinco rodovias.
São elas a Washington Luís (SP-310), José Della Vechia/ Orlando Chesini Ometto (SP-323); Rodovia Brigadeiro Faria Lima, entre Bebedouro e Barretos (SP-326); rodovias Carlos Tonani, Nemésio Cadetti, Laurentino Mascari e Doutor Mário Gentil (SP-333) e Rodovia Comendador Pedro Monteleone (SP-35).
Na macrorregião de Ribeirão Preto, terão desconto nas tarifas as praças na Rodovia Washington Luís (SP-310), em Araraquara (hoje custa R$ 20,70); Rodovia Carlos Tonanni (SP-333), em Jaboticabal (R$ 16,80); e Rodovia Laurentino Mascari (SP-333), em Itápolis (R$ 9,40). São estradas que eram administradas pela AB Triângulo do Sol.
Depois, as praças da Tebe também vão passar para a EcoNoroeste: Rodovia Orlando Chesini Ometto (SP-323), em Monte Alto (custa R$ 7,60); Rodovia Faria Lima (SP- 326), em Colina (R$ 11,30); e Rodovia Comandante Pedro Monteleone (SP-351), em Pirangi (R$ 11,90). Motocicletas terão de pagar pedágio em todas essas vias.