Desde a zero hora desta quinta-feira, 4 de julho, os preços cobrados pelas tarifas de pedágio em cinco praças instaladas em rodovias da região de Ribeirão Preto sofreram queda de até 22,7%. A medida, aprovada pela Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp), começou a valer três dias depois do reajuste de 4,66% que elevou os valores pagos pelos usuários em todo o Estado, em vigor desde segunda-feira (1º). Essa é uma das novidades presentes no contrato da Arteris ViaPaulista, concessionária que assumiu os 316,5 quilômetros atualmente sob administração da Arteris Autovias.
Na Rodovia Antônio Machado Sant’Anna (SP-255), em Guatapará, subiu de R$ 14,30 para R$ 15 no dia 1º e agora caiu para R$ 12,40, desconto de 17,3% para pagamento manual. Quem pagar pelo sistema automático terá desconto de 21,5% sobre o valor atual e de 5% sobre o manual, passando para R$ 11,78. Na Rodovia Anhanguera (SP-330), em Santa Rita do Passa Quatro, depois de saltar de R$ 7,30 para R$ 7,60, foi reduzida para R$ 7,10 (manual) e R$ 6,74 (automático), descontos de 6,6% e 11,3%, respectivamente.
Na mesma rodovia, mas na praça de São Simão, os valores e percentuais são os mesmos: havia passado de R$ 7,30 para R$ 7,60 na segunda-feira, e agora baixou para R$ 7,10 (manual) e R$ 6,74 (automático), descontos de 6,6% e 11,3%, respectivamente. Nas praças da Rodovia Cândido Portinari (SP-334), em Batatais e Restinga, o valor do pedágio havia saltado de R$ 9,30 e para R$ 9,70 no dia 1º e agora recuou para R$ 7,90 (manual) e R$ 7,50 (automático), abatimentos de 18,6% e 22,7%. O desconto adicional é de 5% para o usuário que utiliza os meios automáticos de pagamento.
“Há diversas melhorias que devemos implantar nos próximos meses. Além dos serviços já reconhecidos, como guincho e socorro mecânico e pré -hospitalar, o usuário contará também com um moderno sistema de wi-fi para falar diretamente com a concessionária, monitoramento de 100% do trecho via circuito de câmeras e novas bases de Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU)”, afirma o diretor de operações da Arteris ViaPaulista, André Bianchi. A concessionária também assumiu a gestão da Rodovia Engenheiro Ronan Rocha (SP- 345), entre Franca e Itirapuã, ainda sem praça de pedágio.
As tarifas de pedágio cobradas por 19 das 21 concessionárias que administram as rodovias estaduais paulistas ficaram 4,66% mais caras à zero hora de segunda-feira, conforme previsto em contrato. O aumento teve por base o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) – indexador oficial da inflação medido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgado em 7 de junho – acumulado entre junho do ano passado e maio de 2019.
Já nas duas concessões mais recentes, iniciadas em 2017, a correção passa a ser aplicada nas datas de aniversário dos contratos. Na área da Autovias, agora administrada pela ViaPaulista, os preços caíram à zero hora de ontem. No setor da Entrevias, que atende vias na região, o aumento será de 4,66% a partir de sábado, 6 de julho (veja quadro nesta página com os valores “aproximados” – estimativa – que passarão a valer no final de semana).
A partir de 2020, a correção tarifária da ViaPaulista passará para o dia 4. Os novos valores foram publicados no Diário Oficial do Estado e a tabela completa também está disponível no site www.artesp.sp.gov. br, da Agência de Transporte do Estado de São Paulo. Os valores foram arredondados. Em busca de uma tarifa mais adequada, o governo do Estado aplica, desde 2012, o menor indicador possível entre o IPCA e o Índice Geral de Preços ao Mercado (IGP-M), que neste ano foi de 7,64%, segundo o Programa de Concessões Rodoviárias de São Paulo.
Desde 1998, início das concessões em São Paulo, a correção é aplicada nesta data, estipulada nos contratos de 19 concessionárias de rodovias paulistas. Em 18 de maio de 2018, a Entrevias assumiu a administração de quatro trechos na região de Ribeirão Preto, em substituição à Vianorte (Grupo Arteris), e as motocicletas passaram a pagar tarifa – eram isentas. Naquele mês, os valores nos trechos administrados pela concessionária recuaram. Na praça da Rodovia Atílio Balbo (SP-322), em Sertãozinho, o valor da tarifa para os carros caiu de R$ 6,50 para R$ 5,70 (desconto de R$ 0,80).
Na Rodovia Armando Salles Oliveira (SP-322), em Pitangueiras, baixou de R$ 8,50 para R$ 7,30 (desconto de R$ 1,20). Na praça da Rodovia Anhanguera (SP-330), em Sales Oliveira, recuou de R$ 10,70 para R$ 9 (desconto de R$ 1,70). Na mesma estrada, mas na praça de Ituverava, o valor baixou de R$ 13,10 para R$ 11. Em 6 de julho do ano passado, no entanto, assim como ocorreu com as demais empresas, os valores subiram 2,85% com base no IPCA.
Na Atílio Balbo (Sertãozinho) saltou de R$ 5,70 para 5,90 (aporte de R$ 0,20, e neste ano deve ser alterada para entre R$ 6,15 e R$ 6,20). Na Armando de Sales Oliveira (Pitangueiras) passou de R$ 7,30 para R$ 7,50 (mais R$ 0,20, e agora deve saltar para R$ 7,85). Na Anhanguera (Sales Oliveira), foi de R$ 9 para R$ 9,30 (aporte de R$ 0,30 e no dia 6 deve subir para R$ 9,75) e na mesma estrada, mas na praça de Ituverava, o valor subiu de R$ 11 para R$ 11,30 (mais R$ 0,30 e neste ano deve passar para R$ 9,25).
Como estabelecido no contrato de concessão, motoristas que utilizam sistema de cobrança automática nos trechos da Entrevias têm desconto de 5%. Na região, as tarifas mais caras ficam na Rodovia Washington Luis (SP-310), em Araraquara – saltou de R$ 16,20 para custa R$ 16,90 – na Rodovia Carlos Tonanni (SP-333), em Jaboticabal, que custa R$ 13,70. Ambas foram concedidas a AB Triângulo do Sol.
A tarifa mais barata fica na Rodovia Atílio Balbo, em Sertãozinho, agora administrada pela Entrevias – custa R$ 5,90 e deve aumentar para R$ 6,20, sem considerar apenas o pagamento manual. A malha sob administração da iniciativa privada no Estado de São Paulo tem 6,9 mil quilômetros de extensão, concedidos a 21 empresas. Na região de Ribeirão Preto são 720 quilômetros de estradas sob a responsabilidade de quatro concessionárias – Arteris ViaPaulista, Entrevias, Tebe e AB Triângulo do Sol.