Tribuna Ribeirão
Cultura

Peça clown trata a solidão com humor

STÉ FRATESCHI

A Atua Cia. Teatral estará no Sesi Ribeirão Preto, neste final de semana, com o espetáculo circense “Palhaça Sola”. A apresentação será neste sábado, 6 de abril, às 20 horas, com entrada franca. Tendo como cenário apenas uma pilha de malas, uma lixeira e uma escada velha, a peça expõe a temática da solidão e do abandono diluída no jogo clownesco com tônica no universo feminino e seus padrões de beleza.

No palco, Piolinha é uma palhaça despejada que não sabe onde nem tampouco como recomeçar. Tendo a solidão como cúmplice, inicia a construção da sua nova casa e durante essa tentativa encontra uma revista com preciosa chamada: “Como arranjar um companheiro em três passos”. Atraída pela possibilidade rápida e prática de encon­trar alguém, lança-se com afinco na orientação da publicação, mas talvez a praticidade oferecida pode não ser tão certeira.

Encenado pela Atua Cia. Teatral de Ribeirão Preto, com direção e produção de Adriana Scannavez, o espetáculo é um mergulho no universo feminino através da figura do palhaço. Foi premiado em 2016 pela atuação solo da atriz Cinthia Vendruscolo como a palhaça Piolinha tanto no Festival de Teatro de Teófilo Otoni (MG) quanto no Festival Cacilda Becker em Pirassununga (SP). A concepção é de Manu Pestana.

Apresenta um roteiro original, regado às narrações em gramelot e técnicas de manipulação de objetos, valorizando o sublime, o grotes­co e o clássico das cenas de palhaço. É desse modo que a com­panhia vem construindo, desde 2013, uma identidade que valoriza a poética da encenação, o universo do palhaço e o imaginário das contações de histórias. A trupe foi formada a partir da cumplicidade de profissionais com os mesmos propósitos artísticos que juntos constroem uma identidade que valoriza a poética da encenação.

O espetáculo integra o projeto Território Sesi-SP de Arte e Cultura, que visa incentivar e difundir a produção artística regional. Os in­gressos podem ser reservados gratuitamente pelo sistema Meu Sesi (www.sesisp.org.br/meu-sesi) e deverão ser retirados na portaria com uma hora de antecedência. Fica na rua Dom Luiz do Amaral Mousinho nº 3.465, no Jardim Castelo Branco, na Zona Leste. O es­paço tem capacidade para receber 200 pessoas. O espetáculo é livre para todas as idades. Informações pelo telefone (16) 3603-7327.

Postagens relacionadas

Sessão pipoca – Anna Maria Chiavenato

Redação 1

‘Homem-Aranha: Sem Volta para Casa’ mostra como herói é desmascarado

Redação 1

Pai de Yudi Tamashiro morre aos 56 anos, após complicações da covid-19

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com