Tribuna Ribeirão
Geral

Pazuello: vacinação pode sair neste mês

CAROLINA ANTUNES/PR

Nesta quarta-feira, 9 de dezembro, o ministro da Saú­de, Eduardo Pazuello, afir­mou em entrevista à CNN Brasil que o uso emergencial de uma vacina contra a co­vid-19 poderia acontecer ain­da em dezembro se o governo federal fechar um contrato desse tipo com a Pfizer.

“Se a Pfizer conseguir autorização emergencial (da Anvisa) e nos adiantar alguma entrega, isso pode acontecer em janeiro, final de dezembro. Isso em quan­tidades pequenas, que são de uso emergencial”, comentou. “Não é uma campanha de va­cinação.”

Segundo ele, é “bem prová­vel” que, entre janeiro e feve­reiro, o governo federal esteja vacinando a população do país contra a covid-19. A declara­ção ocorreu 24 horas após uma reunião do ministro com go­vernadores, em que havia pro­metido começar a imunização no Brasil no fim de fevereiro.

Em uma profusão de con­dicionais, Pazuello explicou que, se a Pfizer, a AstraZeneca e o Instituto Butantan concluí­rem a fase 3 de testes ainda em dezembro e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) der aval ao registro dos imuni­zantes em janeiro, o ministério terá recebido nesse mês 500 mil doses da primeira e 15 mi­lhões da segunda fabricante.

“Se observarmos isso, é bem provável que, entre janei­ro e fevereiro, nós estejamos vacinando a população brasi­leira”, completou o ministro, que disse não saber o número de doses da CoronaVac que o Instituto Butantan e a farma­cêutica chinesa Sinovac pode­riam disponibilizar no primei­ro mês do ano.

Na terça-feira (8), contudo, o presidente da Pfizer no Bra­sil, Carlos Murillo, disse que a empresa será capaz de entregar, no primeiro trimestre de 2021, uma quantidade de vacinas contra covid-19 suficiente para imunizar somente 2 milhões de brasileiros – o equivalente a quatro milhões de doses, já que o produto é administrado em duas etapas.

A informação foi dada pelo executivo em uma reunião da comissão externa da Câmara que discute as ações de enfren­tamento à covid-19. Murillo confirmou que a oferta total da empresa ao governo brasileiro é de 70 milhões de doses ao longo de 2021.

Porém, disse que, nos pri­meiros meses do próximo ano, o quantitativo enviado será menor do que no final do ano por causa da alta demanda mundial pelo produto. Mais cedo, Pazuello, havia dito que a quantidade de doses da vacina da Pfizer prevista para os seis primeiros meses era de 8,5 mi­lhões, suficiente para vacinar quatro milhões de brasileiros.

Idosos com 75 anos ou mais, profissionais de saúde e indígenas serão os primeiros a receber as doses. Esse gru­po tem 14 milhões de pesso­as. Para as quatro primeiras fases da campanha de vaci­nação, originalmente previs­tas para o período que iria até dezembro, o ministério estima imunizar cerca de 51 milhões de brasileiros.

Não há definição ainda de como será a vacinação do restante da população. A in­formação sobre a compra das vacinas da Pfizer foi dada por Pazuello na reunião com os go­vernadores. Ele repetiu que o Sistema Único de Saúde (SUS) tem acordos para receber 300 milhões de doses em 2021.

São 260 milhões de Ox­ford/AstraZeneca e mais cer­ca de 40 milhões obtidas por meio do consórcio Covax Fa­cility. As vacinas devem ser aplicadas em duas doses. Na reunião, Pazuello disse que foi feito um memorando de entendimento com o Butan­tan, responsável pela vacina CoronaVac, e com a Pfizer.

Transporte
A companhia aérea Azul anunciou nesta quarta-fei­ra (9) que está colocando à disposição das autoridades brasileiras o transporte gra­tuito das vacinas contra a covid-19 pelo país utilizando sua malha de voos existente. O grupo está em 113 cidades em todo o território nacional e opera modelos da Embraer, Airbus, ATR e Cessna.

Postagens relacionadas

PUBLICIDADE: Hidrofil – Filtros e Acessórios

Redação 1

PUBLICIDADE – NET. Uma solução Completa

Redação 1

Ribeirão Preto e a 1ª Guerra Mundial

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com