O vereador Paulinho Pereira desistiu de tentar a reeleição. A desistência já foi comunicada ao Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) de Ribeirão Preto. A legenda já indicou um novo candidato para ocupar a vaga do parlamentar na chapa de candidatos do partido à Câmara.
O Tribuna apurou que ele desistiu por motivos pessoais. Procurado pela reportagem, Paulinho Pereira não foi localizado. O engenheiro agrônomo Paulo Pereira mudou para o PSDB no começo deste ano. Em 2016 foi candidato nas eleições pelo então Partido Popular Socialista (PPS), atual Cidadania.
Obteve 986 votos e assumiu uma cadeira no Legislativo quando o vereador eleito pela mesma legenda, Antonio Carlos Capela Novas, renunciou ao mandato antes de tomar posse. Ele era investigado na Operação Sevandija, na ação penal que envolve supostas fraudes em licitações e compra de votos entre a Atmosphera Construções e Empreendimentos e a Companhia de Desenvolvimento Econômico (Coderp). Sempre negou a prática de crimes.
Em setembro do ano passado, a Câmara de Ribeirão Preto definiu que a cidade terá 22 vereadores a partir da próxima legislatura (2021- 2024). Os parlamentares rejeitaram proposta de emenda à Lei Orgânica do Município (LOA) de autoria de Marco Antonio Di Bonifácio, o “Boni” (Podemos), que pretendia estabelecer 23 cadeiras.
Para a aprovação, o autor precisava de 18 dos 27 votos possíveis, ou seja, maioria qualificada. Sem a aprovação da proposta de emenda à LOM, passou a valer a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF). Em fevereiro de 2018, a Corte Suprema definiu que a Câmara de Ribeirão Preto poderia ter 22 vereadores a partir da próxima legislatura. São cinco a menos do que os atuais 27 parlamentares.