“Passim II”, o segundo disco de Jacque Falcheti e Flávio Vasconcelos, apresenta um mosaico de influências do mundo ibérico na cultura brasileira. Em uma atmosfera movida pela saudade além-mar, pelas cantigas, pelo imaginário de trovadores e navegantes, o álbum cria e recria pontes transatlânticas.
O show homônimo, em sexteto, será apresentado no Auditório do Sesc Ribeirão Preto, neste sábado, 13 de novembro, às 18 horas. Em formação camerística, Jacque Falcheti (voz e pandeiro) e Flávio Vasconcelos (arranjos, violão e voz) são acompanhados por Melina Cabral (vibrafone, percussão), Jonas Moncaio (violoncelo), Rodrigo Müller (corne inglês, oboé, flauta) e Rui Kleiner (bandolim).
“Nosso primeiro show será exatamente onde fizemos o último antes da pandemia, no Sesc Ribeirão. Agora com disco novo e tudo. Estaremos em sexteto, músicas inéditas e muita muita alegria!”, comemora Jacque. O CD “Passim II” inspira-se em uma importante raiz da cultura brasileira: o universo ibérico e a sua miscigenação de séculos.
O álbum, com dez faixas, traz epopeias e histórias do mundo ibérico, das influências na música brasileira, melodias e poesias que contam da saudade, do além-mar através de modinhas, choros, samba-canção, fados, xotes, música caipira, entre outras linguagens.
O Duo Passim, formado por Jacque Falcheti e Flávio Vasconcelos, foi criado em 2015 em São Carlos (SP). O nome vem do latim e significa “aqui e lá”, e descreve o lado viajante desse projeto, que já nasceu na estrada e passou por seis Estados do Brasil e por sete países da Europa (Portugal, Itália, França, Espanha, Holanda e Bélgica) e da África (Tunísia).
O CD completo está em todas as plataformas digitais – https://tratore.ffm.to/passim2. As redes sociais do duo são www.instagram.com/duopassim/, www.facebook.com/duopassim e youtube.com/duopassim.
Os ingressos custam R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia-entrada e para usuários do Sesc). Estão à venda na bilheteria e também online, no site sescsp.org.br/ribeirão. O Sesc Ribeirão Preto fica na rua Tibiriçá nº 50, no Centro de Ribeirão Preto. O local tem 210 lugares, mas a capacidade foi reduzida por causa do distanciamento mínimo de um metro. O uso de máscara é obrigatório. O acesso será permitido mediante apresentação de comprovante de vacina contra a covid-19 (duas doses).