Tribuna Ribeirão
Economia

Páscoa – Variação de preços online supera 320%

FÁBIO POZZEBOM/AG.BR.

Pesquisa realizada pela Fundação Procon de São Paulo (Procon-SP) – órgão ligado à Secretaria de Estado de Justiça e Cidadania – em sites de va­rejo encontrou diferenças sig­nificativas entre os preços dos produtos da Páscoa, com va­riação de até 320,46% entre os preços dos ovos de chocolate e de 116,31% entre os tabletes.

Entre os bombons a di­ferença chega a 65,54%. As maiores variações de preço praticadas entre os estabeleci­mentos foram constatadas no ovo de chocolate crocante de 215 gramas da fabricante Ga­roto: em um local o preço era de R$ 155,15 e no outro, de R$ 36,90, oscilação de 320,46%. O tablete Talento recheado avelã de 85 gramas, também da Ga­roto, era vendido em um esta­belecimento por R$ 15,12 e em outro, por R$ 6,99, variação de 116,31%.

No pacote de bombom Ouro Branco, de um quilo Lacta, em um site o preço era de R$ 74,99 e em outro, de R$ 45,30, diferença de 65,54%. O levantamento do Procon-SP também calculou o valor mé­dio do quilo dos três tipos de produtos, tomando como base o valor médio dos produtos pesquisados.

Nos ovos de chocolate o preço médio por quilo foi de R$ 361,97; nos bombons, de R$ 142,63; e nos tabletes, de R$ 81,31. Essa informação facilita a comparação e possibilita ao consumidor escolher opções mais baratas e que não com­prometam o seu orçamento.

Na comparação dos produ­tos comuns entre as pesquisas online de 2023 e 2022, consta­tou-se que houve, em média, acréscimo no preço médio dos bombons de 14,04%, nos ovos de Páscoa de 37,77% e nos ta­bletes de chocolate de 4,37%.

Para referência, o Índice de Preços ao Consumidor (IPC­-SP) da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), referente ao período de março de 2022 a fevereiro de 2023, registrou variação de 6,71%. A equipe do núcleo de pesqui­sas realizou o levantamento de preços de caixa de bombons, ovos de Páscoa e tabletes de chocolates no período de 13 a 15 de março.

A pesquisa ocorreu em nove estabelecimentos de vendas online – Andorinha, Carrefour, Extra, Kanguru, Magazine Luiza, Mambo, Pão de Açúcar, Ponto Frio e Trimais. O objetivo é ofere­cer uma referência de preço ao consumidor por meio dos preços médios obtidos dentro da amostra pesquisada.

Foram coletados os meno­res preços à vista, para paga­mento no cartão de crédito, disponíveis no site no mo­mento da coleta, sem conside­rar o valor do frete e eventuais promoções ou descontos vin­culados às regras estabeleci­das pelo site.

Postagens relacionadas

Abate de suínos cresce, mas o de bovinos recua

Redação 1

Calendário do PIS/Pasep – Abono vai injetar R$ 18,1 bilhões

Redação 1

Focus – Mercado prevê inflação maior

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com