Na manhã de domingo, 22 de abril, o prefeito Duarte Nogueira Júnior (PSDB) entregou a revitalização do Parque Tom Jobim, que ocupa uma área de 64 mil metros quadrados e um lago de oito mil metros quadrados, localizado no Jardim Procópio Ferraz, região Norte de Ribeirão Preto.
A obra foi realizada em parceria com Construtora Pacaembu e contempla a revitalização do Parque Tom Jobim e sua manutenção pelos próximos doze meses, que ser prorrogada pelo mesmo período. Fechado para reforma desde 12 de março, a área ganhou paisagismo, lixeiras e sinalização. A quadra coberta foi transformada em poliesportiva e o campo de futebol recebeu traves e alambrado.
Os portões, grades, calçadas, bancos e a academia ao ar livre passaram por reparos. Também houve a substituição dos quiosques por conjuntos de mesas de concreto. Outro destaque é a implantação de um playground inclusivo, em parceria com o Projeto Duda Nalini Dia De Parque (Diversão Integração Acessibilidade). Os brinquedos proporcionarão opções de lazer para que os pequenos com e sem deficiência brinquem juntos. No local, foram instalados um carrossel (gira-gira), com quatro lugares e um balanço, os dois com espaço exclusivo para cadeira de rodas.
O prefeito ressaltou o trabalho que está sendo realizado na cidade. “É muito gratificante poder como prefeito da cidade ao lado de vocês entregar o Parque Tom Jobim. Ribeirão Preto tem que ser um modelo para o Brasil e tem tudo para isso acontecer”, afirma Nogueira. Segundo Rodrigo Picolo, gerente de marketing da Construtora Pacaembu, um dos pilares da empresa é a responsabilidade social.
“A revitalização do Parque Tom Jobim é um presente para a população de Ribeirão Preto que nos acolhe com tanto carinho e respeito. E uma alegria proporcionar qualidade de Vida para os ribeirão-pretanos”, disse Rodrigo. Alexandre Betarello, coordenador de Limpeza Urbana, disse que as parcerias realizadas foram fundamentais para realizar a revitalização no parque. “Dar vida nova, um novo vigor, é o que estamos comemorando aqui hoje no Parque Tom Jobim. Agora, todos nós teremos o dever de cuidar como se fosse a extensão da nossa casa”, diz.
“Uma vez recuperada a nossa cidade ou parte dela, não é só dever da prefeitura mantê-la funcionando, é dever de todos nós. Esse parque é de todos vocês e cada um tem uma parte no cuidado, em não deixar sujar, não deixar estragar para que possamos servir de exemplo para os outros Parques da cidade”, completa Nogueira.