A Câmara de Vereadores aprovou nesta terça-feira, 19 de março, por unanimidade, a cessão de direito real de uso, para o governo do Estado, de uma área no Distrito Empresarial Prefeito Luiz Roberto Jábali, na Zona Norte, para a construção de uma unidade do Corpo de Bombeiros. O terreno localizado na avenida Antonio Costa Santos, esquina com a avenida Celso Daniel, faz parte da primeira etapa do empreendimento, tem 6.614,03 metros quadrados e está avaliada em R$ 1.404.555,41.
No local, o 9º Grupamento de Bombeiros de Ribeirão Preto deverá construir um quartel com campo de treinamento para combate a incêndio estrutural e comportamento extremo do fogo. A doação de uma área para viabilizar mais uma unidade da corporação, próximo às empresas do Distrito Empresarial, começou no governo da ex-prefeita Dárcy Vera (sem partido). Na época, o terreno que seria doado era na rua Rafael Andreoli esquina com a Nelson Colela.
Mas, por causa de problemas judiciais em relação a área, houve desistência por parte da corporação. A lei aprovada pelos vereadores nesta terça-feira prevê que as obras tenham início em no máximo três anos. Caso isso não aconteça, o prazo poderá ser ampliado por legislação específica, desde que exista justificativa pertinente para o atraso.
Localizado no Anel Viário Norte, entre as rodovias Anhanguera (SP-330) e Alexandre Balbo (SP-328), o Distrito Empresarial possui cerca de 70 empresas instaladas e é dividido em três etapas. A terceira e última, que possui área de 605 mil metros quadrados, recebeu mais de R$ 18 milhões de investimentos do município e foi entregue pelo prefeito Duarte Nogueira Júnior (PSDB) no dia 18 de julho.
Recebeu importantes obras de infraestrutura, como 5,7 quilômetros de pavimentação asfáltica, canalização do córrego do Simioni, implantação de 4.745 metros lineares de galerias pluviais, 4.945 metros de rede de água e esgoto, 3.272 metros quadrados de ciclovias, 9.842 metros de guias e sarjetas, 134 placas de sinalização vertical e iluminação do local.
Descontadas as áreas que não podem ser utilizadas para edificação, estão reservados 317 mil metros quadrados para empresas. O local também é atendido por transporte público, com a linha de ônibus Centro/Distrito Empresarial – Linha B 601. A localização estratégica – a seis minutos da Rodovia Anhanguera (SP-330), a 16 minutos do Aeroporto Estadual Doutor Leite Lopes e a 24 minutos do Centro da cidade – é outro atrativo para os negócios.