A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Câmara, que apura irregularidades no Parque Permanente de Exposições, promoveu nesta quinta-feira, 8 de fevereiro, audiência para ouvir o depoimento do secretário municipal de Turismo, Edmilson Carlos Domingues. Ele foi convocado porque o recinto, que era vinculado à Companhia de Desenvolvimento Econômico de Ribeirão Preto (Coderp), passou, em setembro do ano passado, para a pasta do convidado.
A CPI é composta pelo presidente Orlando Pesoti (PDT), Lincoln Fernandes (PDT) e Elizeu Rocha (PP). Na oitiva, os vereadores cobraram do secretário de Turismo uma série de documentos solicitados de forma oficial no último dia 7 de setembro – e ainda não encaminhados pela secretaria. A comissão pediu cópias dos contratos de locação desde 2012 e dos comprovantes de pagamentos efetuados no período.
Domingues, em seu depoimento, disse que ainda está se colocando a par da situação do Parque Permanente, alegando que recebeu o recinto de exposições há pouco tempo – na realidade, há cinco meses. O secretário pediu 30 dias de prazo para prestar as informações solicitadas. De acordo com a oitiva, não existe no momento a possibilidade de privatização do espaço, e sim negociações visando parcerias com empresas interessadas em locar o recinto, hoje restrito a área central do parque, a única que tem alvará do Corpo de Bombeiros para sediar eventos.
Todo o resto do antigo recinto da extinta Feira Agropecuária da Alta Mogiana (Feapam), no Jardim Jóquei Clube, na Zona Norte, encontra-se em estado de abandono, sem condições de ser alugada ou de servir de palco a eventos. Ainda de acordo com o depoimento do secretário de Turismo, nos últimos meses o trabalho esteve concentrado na questão da segurança do recinto – apesar de os vereadores que visitaram o local, em 24 de janeiro, não terem constatado nenhum tipo de obra na área.
Domingues disse ainda contar com o apoio da Câmara para a aprovação de um projeto repassando para a Secretaria Municipal de Turismo o kartódromo existente no parque – atualmente vinculado à Secretaria Municipal de Esportes. Os vereadores já decidiram que após o recesso do carnaval a próxima oitiva será a do secretário municipal de Esportes, Ricardo Aguiar.
O Parque Permanente de Exposições está parcialmente destruído e foi saqueado. Os materiais de ferro, alumínio e cobre foram furtados e um incêndio em pneus destruiu parte da cobertura metálica de um dos galpões. Há lixo, criadouros do mosquito Aedes aegypti, vazamento de água e esterco nas construções de alvenaria. Até um vitrô foi arrancado.
Quando a CPI visitou o local, encontrou indícios de que o local esteja sendo usado com frequência por criminosos, já que existe um cofre arrombado no espaço e vários boletins de ocorrências espalhados pelo local. Também foram encontrados roupa íntima feminina e um par de sandálias nos cômodos abandonados. Alguns eventos de porte são realizados no recinto, como o Festival João Rock, o Ribeirão Rodeo Music e o Country Fest.