Tribuna Ribeirão
Artigos

Parlamento Juvenil, educando para o futuro

Nós sabemos que hoje o entendimento por política está defasado devido a vários desvios de conduta e ética, e isso faz com que a população apresente uma baixa avaliação, principalmente pelos recorrentes escândalos e pela avalanche de denúncias diárias reproduzidas pelos meios de comunicação. Essa situação afeta principalmente os jovens, os desmotivando e os afastando da participação e interação com a política. Cenário extremamente preocupante para o futuro de nosso país.

A Participação do jovem vem sendo de forma esporádica e distante, feita apenas através de discussões pelas redes sociais, de maneira distorcida, com conotações radicais e parciais, não acrescentando nada em sua visão política.

Para que a juventude não abdique de potencializar energias para a participação cidadã e do seu papel transformador, foi criado, através da Resolução 175 em 2015, o Parlamento Juvenil. O Intuito do projeto é de incentivar os estudantes do ensino médio de escolas públicas e particulares do município a vivenciarem o processo democrático atuando como jovens Parlamentares.

Com dois anos de existência encaminhando para a formação da terceira legislatura, os jovens que compõem o Parlamento Juvenil apresentam uma vida política funcional, estabelecendo uma formação estruturada, e senso crítico apurado para debater suas ideias com fundamentos.

O Parlamento Juvenil é de significativa relevância para a inserção dessa juventude na Política, com escopo de renovar quadros, trazer novas ideias e construir novos caminhos. Como Parlamentar, não posso deixar que esses jovens fiquem omissos, temos que incentivar para que comecem a acreditar na força como instrumento de transformação. Seja ele de direita ou esquerda, independente da sua ideologia, do partido em que esteja, não pode ficar ausente das discussões que envolvem nosso futuro.

No exercício da cidadania, a participação do jovem amplia os espaços públicos, assim acabando com o individualismo na sociedade política. O eleitor jovem deve compreender que a política faz parte do nosso dia a dia e é fundamental para sobrevivência da sociedade. Devemos aumentar a participação da juventude nos debates políticos, através de projetos como o Parlamento Juvenil.

Postagens relacionadas

Por que detonar?

Redação 1

O cantor famoso e o delegado… gagos

Redação 1

O “trote” selvagem: agressão medieval à ética e ao respeito

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com