Tribuna Ribeirão
Mundo

Parlamento britânico vai antecipar eleições gerais

REUTERS

O Parlamento do Reino Unido aprovou na tarde des­ta terça-feira, 29 de outubro, a antecipação de eleições gerais no país. A moção foi aprovada quase por unanimidade, por 438 votos a 20. A eleição foi marcada para 12 de dezembro.

A expectativa é de que a eleição ajude a pôr um fim ao impasse envolvendo o Brexit, depois de o acordo negocia­do entre o Reino Unido e a União Europeia ter sido rejei­tado diversas vezes neste ano e o prazo para a saída do país do bloco ter sido ampliado duas vezes.

Decisão de sair da União Europeia deixou os britâ­nicos com a tarefa de con­duzir o processo sem fazer um rompimento brusco. A aprovação ocorreu graças à mudança de posição do líder do Partido Trabalhista, Je­remy Corbyn, que era contrá­rio à proposta. Segundo ele, o novo adiamento do Brexit possibilitou o apoio da opo­sição às novas eleições.

Em carta ao presidente do Conselho Europeu, Do­nald Tusk, o primeiro-minis­tro britânico, Boris Johnson, confirmou que concorda com a extensão da data do Brexit por três meses, até janeiro. Mesmo assim, destacou que a extensão “indesejada” está “prejudicando nossa demo­cracia e a relação entre nós e nossos amigos europeus”.

Ele acrescenta que prefe­riria que o Parlamento bri­tânico, que aceitou sua pro­posta de acordo, mas rejeitou a tramitação acelerada dela, procedesse direto à ratifica­ção do pacto. Por medo de que o Parlamento continue a advogar por uma extensão. Johnson reitera na carta ter convocado eleições no país.

Postagens relacionadas

Israel afirma que há brasileiros entre reféns do Hamas em Gaza

Redação 2

Papa envia mensagem de pesar a Bolsonaro

William Teodoro

Trump passa de vilão ‘caquético’ a ‘supremo líder’ na mídia estatal norte-coreana

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com