A prefeitura de Ribeirão Preto iniciou nesta quarta-feira (8) o conserto da rachadura na parede do córrego Retiro Saudoso. A empresa Resina Engenharia foi licitada por R$ 226.103,51 para realizar a recuperação de canal de seção trapezoidal de concreto armado.
O problema é na avenida Francisco Junqueira, entre as avenidas Independência e Meira Júnior e a rua Olavo Bilac, no bairro Vila Seixas. A Prefeitura diz que a licitação economizou 18,5% aos cofres públicos frente ao investimento estimado de R$ 277.438,90. O prazo de execução do serviço é de 90 dias.
De acordo com o secretário de Obras, Pedro Luiz Pegoraro, trata-se de uma antiga queixa da população, uma vez que a obra foi realizada há mais de 50 anos. “Essa rachadura ocorreu com o passar dos anos, acontece quando o concreto cede. Faremos um serviço de manutenção no local para que isso não se agrave e também não comprometa a estrutura da calçada”, afirmou o secretário à época da licitação.
Trânsito lento no primeiro dia
Quem transitou pela avenida Francisco Junqueira, sentido bairro-centro, no primeiro dia da obra, encontrou o trânsito muito lento. Em um determinado ponto, duas das três vias da avenida foram interditadas, para trabalho dos maquinários pesados. Em outro trecho, uma estava fechada. Ao final da tarde as vias foram liberadas.
Outro fechamento em horário de pico é no retorno situado embaixo do viaduto Jandyra de Camargo Moquenco. Os condutores que desejam ir sentido avenida 13 de Maio deverão fazer a conversão no próximo retorno à rua Olavo Bilac.
A Transerp orienta os condutores a diminuírem a velocidade e terem maior atenção no trânsito a fim de se evitar acidentes. Informa, também, que equipe técnica e agentes de trânsito estão monitorando o andamento dos serviços a fim de garantir a segurança necessária aos condutores e pedestres na região.