Dois amigos da época da adolescência se reencontram quase 15 anos depois e percebem que tinham algo em comum, o esporte. Thiago Baldo, que na época praticava tênis como hobby, se tornara professor da modalidade, e Vilson Lemes após acidente com moto passou a fazer o uso de cadeira de rodas. A ideia de juntar o tênis e a cadeira de rodas despertou rapidamente o interesse de ambos que agorabuscam chegar o mais longe possível.
“A princípio queremos adquirir mais conhecimentos sobre a modalidade, captar recursos, apoio e todo suporte necessário para que o Vilson se torne um competidor de alto rendimento. Depois podemos abriras portas para que outros iniciem o tênis em cadeira de rodas”, explica Baldo.
Por ser um projeto que está começando do zero, Baldo e Vilson não definiram datas para participarem de competições oficiais. Um dos problemas também é que o tênis exige o uso de uma cadeira de rodas especial.
“A gente tá batalhando isso. Alguns amigos estão se mobilizando. Estamos trabalhando nisso”, diz Lemes, que além do tênis treina atletismo (provas de campo: lançamento de dardo, disco e arremesso de peso).
Dos parques às quadras – Os treinos que começaram pelos parques da cidade, há alguns meses, hoje acontecem nas quadras do Ipanema Clube, graças ao apoio de Victor Ramos, amigo de Baldo, que prontamente abraçou a ideia do projeto e cedeu o espaço.
Às terças e quintas-feiras, técnico e atleta se encontram para treinar, e trabalham juntos toda parte física e técnica, como noções básicas do esporte, técnicas de jogo, condicionamento físico entre outros, além de realizarem constantes pesquisas por material que possa acrescentar o conhecimento de ambos.Sobre o futuro, Baldo diz que entende as dificuldades, “mas têm a certeza de que logo, todo esforço terá valido a pena”.