Autuação para quem trafegar, parar ou estacionar no corredor de ônibus da avenida Dom Pedro I ocorrerá em qualquer horário a partir de segunda-feira (25)
A partir de segunda-feira, 25 de setembro, a prefeitura de Ribeirão Preto, por meio da RP Mobi – empresa responsável pelo trânsito e transporte urbano da cidade –, passará a autuar o motorista que estacionar na faixa exclusiva para ônibus na avenida Dom Pedro I, no Ipiranga, Zona Norte, inclusive fora dos horários de pico.
A fiscalização na avenida teve início em 14 de novembro do ano passado, mas, atendendo aos apelos de lojistas, prestadores de serviços e industriais com estabelecimentos na Dom Pedro I, o horário de funcionamento do corredor de ônibus foi alterado. Quem para hoje na faixa exclusiva fora dos horários de pico – das seis às nove horas da manhã e das 16 às 19 horas – não é autuado.
Um dos principais motivos da tolerância tratava do serviço de carga e descarga de produtos nos estabelecimentos comerciais da avenida. A partir de agora, vagas de carga e descarga serão regulamentadas nas vias transversais. Paralelamente, a RP Mobi já está iniciando o processo de implantação da Área Azul Digital no entorno da Dom Pedro I, democratizando e oferecendo mais oportunidades para o comércio, assim como ocorreu na região central de Ribeirão Preto.
O motorista que trafegar, parar ou estacionar no corredor de ônibus da Dom Pedro I , em qualquer horário, receberá multa de R$ 293,47 e sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). No ano passado, a Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto (Acirp) disse que solicitaria as ruas laterais à via como auxiliares de estacionamento, bem como para carga e descarga.
A entidade apoia o corredor de ônibus, mas lembra que 202 vagas de estacionamento rotativo para carros foram perdidas, afetando diretamente o comércio local. Por isso, exigiria da prefeitura soluções rápidas. A proposta era utilizar as ruas Maranhão e André Rebouças como vias de apoio nos momentos de pico.
Um levantamento feito pelo Tribuna na avenida Dom Pedro I, principal via de ligação para a Zona Norte de Ribeirão Preto, revela que pelo menos 20 imóveis comerciais estão desocupados e disponíveis para locação ou venda. São edificações variadas, de pequenos a grandes espaços e até um prédio onde funcionava uma igreja evangélica.
Revitalizada pela administração municipal por meio do Programa Ribeirão Mobilidade, a avenida ganhou, em 27 de outubro do ano passado, um corredor de ônibus com 5,53 quilômetros de extensão, contemplando ainda as avenidas Fábio Barreto, Marechal Costa e Silva, Capitão Salomão e Luiz Galvão Cezar, até a rotatória Alceu Paiva Arantes, no Planalto Verde.
Corredor – Em 27 de outubro, a prefeitura de Ribeirão Preto inaugurou o corredor de ônibus da Dom Pedro I, uma das obras do Programa Ribeirão Mobilidade – a versão tucana do Programa Aceleração do Crescimento II (PAC da Mobilidade). Mais de 19 mil usuários de linhas do transporte público foram impactados.
O corredor começou a ser construído junto com o da avenida Saudade, nos Campos Elíseos, em janeiro de 2020, com previsão de término para fevereiro de 2021. No total, o investimento da prefeitura de Ribeirão Preto nas obras foi de R$ 49.804.623,71. A Coesa Engenharia venceu a primeira licitação por R$ 39.740.679,60, mas o contrato foi rescindido. Recebeu R$ 19.747.263,07 pelo trecho concluído, cerca de 50%.
A Autem Engenharia venceu o novo processo licitatório e recebeu R$ 30.057.360,64. O corredor de ônibus da avenida Saudade tem 5,28 quilômetros de extensão, além de mais de 2,5 km de ciclovias. A obra começa no cruzamento com a rua México, na Vila Carvalho, trecho em que a via recebe o nome de avenida Brasil, e termina no cruzamento da Doutor Francisco Junqueira.
Combo – Na rua São Paulo, que segue paralela, o equipamento começa na rua Fernão Sales, no Cemitério da Saudade, e segue também até a Francisco Junqueira. Juntos, os corredores da Saudade e da Dom Pedro I têm cerca de onze quilômetros de extensão.
Cerca de 160 mil veículos passam pelos dois trechos mensalmente. Aproximadamente 2.000 veículos trafegam todos os dias pela rua São Paulo e avenidas Saudade e Brasil, enquanto outros 1.800 circulam diariamente em cada sentido da Dom Pedro I.
Alfredo Risk/Arquivo
Fiscalização na avenida começou em novembro: hoje, quem para na faixa exclusiva fora dos horários de pico – das seis às nove e das 16 às 19 horas – não é autuado