Durante uma semana, de 3 a 8 de janeiro, a Organização Voluntários do Sertão realizou uma ação solidária de arrecadação de doações para as famílias que vivem na região sul da Bahia e que perderam suas casas e sustento em decorrência das fortes chuvas que atingiram a área recentemente.
Com a ação da ONG foi possível recolher alimentos, roupas, agasalhos, roupas de cama e banho, medicamentos, calçados, entre outros. Com mais de 20 anos de história em oferecer saúde e oportunidade de integração social a pessoas que vivem em regiões de vulnerabilidade no Brasil, a Organização Voluntários do Sertão uniu parceiros e, com o apoio da sociedade, arrecadou ao todo mais de 40 toneladas de doações.
A maior parte, mais de 25 toneladas, foi destinada à população da Bahia, que era o foco da campanha. Mas as doações não pararam de chegar, e cerca de 15 toneladas foram encaminhadas também para o Estado de Minas Gerais, para a região do município de Salinas, área que também foi afetada pelas fortes chuvas.
Em Minas Gerais, 25 pessoas morreram. “Não temos nem como agradecer. Como sempre, a população abraçou nossa causa e batemos um recorde que nem imaginávamos”, destaca Marta Meire, Gestora da Voluntários do Sertão. Além das arrecadações, uma equipe de voluntários esteve presencialmente na Bahia e em Minas Gerais.
A visita na Bahia aconteceu na região da cidade de Itabuna, o convite veio por parte de instituições locais que pediram a ajuda da Voluntários do Sertão, em razão da longa experiência pela realização das edições do mutirão, para que montasse uma estratégia de logística de distribuição de tudo o que estão recebendo de doações.
Quem explica a respeito desse convite é o presidente da organização, Doreedson Pereira, mais conhecido como “Dorinho”. “Nosso mutirão de solidariedade tem mais de 20 anos de história e nesse tempo todo já realizamos várias edições no Estado da Bahia, as pessoas conhecem e confiam no nosso trabalho”.
“Por isso, quando aconteceu essa tragédia, nos unimos para ajudar motivando doações, mas confesso que fiquei muito honrado ao receber o convite de reunir alguns voluntários estratégicos para compartilhar no local nossos conhecimentos de logística e organização e assim apoiar na estrutura de distribuição de tudo o que a região tem recebido de doações”, explica.
Por fim, em Minas Gerais, Dorinho atuou pessoalmente para a entrega do material doado e esteve em contato com promotores do Ministério Público Estadual, representantes da Secretaria do Desenvolvimento Social de Salinas e o Centro de Distribuição Integrado (uma parceria entre igrejas locais). “É sempre uma satisfação muito grande ver que a solidariedade une tanto as pessoas e que no momento de maior dificuldade as famílias estão recebendo ajuda”, completa.
Na Bahia, 191 municípios decretaram situação de emergência em razão das chuvas que atingiram o estado em dezembro. Balanço divulgado domingo (16), pela Defesa Civil estadual, contabiliza 965.643 pessoas de alguma forma atingidas pelas consequências das precipitações pluviométricas.
Destas, 62.156 tiveram que deixar suas casas e se abrigar na casa de parentes, amigos ou vizinhos, enquanto outras 30.306 tiveram que, em algum momento, ser acolhidas em abrigos improvisados. Até anteontem, o estado contabilizava 27 mortes e 57 pessoas feridas.