Tribuna Ribeirão
DestaqueMundo

Papa vai canonizar 1º santo millennial

Papa Francisco reconheceu um milagre atribuído à intercessão do beato Carlo Acutis, conhecido como "padroeiro da internet": morreu aos 15 anos, em 2006 (Reprodução/Redes Sociais)

O Vaticano anunciou novas canonizações para o Jubileu do dia 20 de outubro e, entre os nomes que serão proclamados novos santos, está o do inglês Carlo Acutis, conhecido como “influencer de Deus”. Com isso, ele se tornará o primeiro santo millennial da Igreja Católica.

Acutis nasceu em 3 de maio de 1991 – os nascidos entre o início dos anos 1980 e meados dos anos 1990 são os considerados como da geração millennial – em Londres, no Reino Unido. Foi beatificado em 2020 após a Igreja reconhecer que ele teria intermediado um milagre: a cura de uma criança brasileira, de Mato Grosso do Sul.

Em 23 de maio este ano, o papa Francisco anunciou que a Igreja Católica havia reconhecido o segundo milagre de Carlo Acutis, ao curar uma jovem da Costa Rica, após um acidente. Ele morreu em 2006 vítima de leucemia e era um amante da internet e da fé católica.

Criou sites religiosos e colaborado para a documentação e disseminação de milagres e conteúdos católicos online. Daí o apelido de “influencer de Deus”. A decisão sobre a canonização de Acutis foi tomada na segunda-feira, 1º de julho, durante a celebração da Hora Terça e do Consistório Ordinário Público para a Canonização dos Beatos, presididos pelo papa Francisco.

Além dele, catorze novos santos serão canonizados em 20 de outubro. A lista traz Manuel Ruiz López e sete companheiros, da Ordem dos Frades Menores; Francisco, Mooti e Rafael Massabki, fiéis leigos, mártires; e Giuseppe Allamano, sacerdote, fundador dos Institutos dos Missionários da Consolata e das Irmãs Missionárias da Consolata.

Também serão canonizadas Marie-Léonie Paradis (ao século Virginie Alodie), fundadora da Congregação das Pequenas Irmãs da Sagrada Família; e Elena Guerra, fundadora da Congregação das Oblatas do Espírito Santo, conhecidas como as “Irmãs de Santa Zita”. As informações foram divulgadas no Vaticano News.

Quem foi Carlo Acutis? – Inglês de família italiana não religiosa, Acutis se mudou de Londres para Milão, na Itália, ainda criança, e aprendeu sobre a fé católica com uma babá. O rapaz se tornou um católico fervoroso e, com seu talento na área de programação, criou sites para a divulgação da religião. Em setembro de 2006, surgiram os primeiros sintomas de que seu corpo não estava bem e depois teve diagnóstico de uma leucemia fulminante.

De acordo com o Vaticano News, Acutis entregou a Deus o pouco tempo de vida que lhe restava. O jovem morreu no dia 12 de outubro de 2006 e foi beatificado no dia 10 de outubro de 2020. Na ocasião, a Igreja Católica atribui a ele milagre que teria ocorrido no Estado brasileiro em 2010, apesar de nunca ter vindo ao Brasil.

Uma criança com uma doença congênita, conforme o relato, se curou depois que o avô tocou as roupas do jovem inglês expostas em uma paróquia de Campo Grande. Ainda segundo o Vatican News, a festa de Acutis é celebrada no mesmo dia de Nossa Senhora Aparecida (12 de outubro) pela ligação do jovem com o Brasil. O até então beato foi um dos patronos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) de Lisboa e os seus restos mortais repousam na cidade italiana de Assis. 

 

Postagens relacionadas

Clube Faixa Branca comemora 35 anos de fundação

Redação 2

Cerca de 70% das vítimas de feminicídio foram mortas dentro de casa em SP

Redação 2

Grande Rio é campeã, pela primeira vez, do carnaval do Rio

William Teodoro

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com