No último sábado, 12 de outubro, o papa Francisco gravou uma mensagem aos brasileiros lembrando o Dia de Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil. O vídeo foi captado durante encontro fechado do Sínodo dos Bispos Sobre a Amazônia e divulgado pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). O pontífice começou saudando os brasileiros e concluiu pedindo para que a santa ajude os brasileiros em momentos de “tantas limitações políticas ou sociais ou ecológicas”.
“No dia de Nossa Senhora Aparecida, trago no coração o povo brasileiro e envio uma saudação. Que Ela, pequenina e humilde, continue os cobrindo e os acompanhando em seu caminho: caminho de paz, de alegria, de justiça. Que Ela os acompanhe em suas dores, quando não podem crescer por tantas limitações políticas ou sociais ou ecológicas, e de tantos lugares provêm. Que Ela os ajude a crescer e a se libertar continuamente. Que os abençoe”, disse o sumo pontífice – a transcrição foi feita pela CNBB.
Em julho 2013, quando visitou o Brasil por conta da Jornada Mundial da Juventude que ocorreu no Rio de Janeiro, Francisco reservou um dia para visitar Aparecida, no Vale do Paraíba, onde demonstrou apreço e devoção especial pela padroeira do Brasil. Na ocasião, ele chegou a deixar no ar a possibilidade de retornar ao País em 2017, para as comemorações do terceiro centenário do aparecimento da santa. Contudo, Francisco acabou não retornando ao Brasil – oficialmente, por problemas de agenda.
Bonfim Paulista
Milhares de pessoas participaram da 50ª edição da tradicional Romaria de Nossa Senhora Aparecida, em Ribeirão Preto. Antes das cinco horas da manhã as pessoas começaram a se concentrar no estacionamento da Câmara Municipal para seguir em caminhada até o distrito de Bonfim Paulista, um percurso de doze quilômetros. A caminhada teve início às seis horas da manhã.
O prefeito Duarte Nogueira participou da caminhada acompanhado de assessores. Foram 11,8 quilômetros de caminhada em duas horas e 26 minutos. “Foi muito prazeroso, um momento de devoção, de gratidão. Só temos a agradecer os resultados que a gente tem conseguido obter com o apoio da população de Ribeirão Preto”, disse o prefeito.
Aproximadamente 50 mil pessoas foram à Romaria, rezando e cantando em louvor a Nossa Senhora Aparecida, cuja imagem seguiu em um andor levado por fiéis. A imagem chegou por volta de 9h30 da manhã na Igreja Senhor Bom Jesus do Bonfim, onde ocorreu a celebração da Santa Missa pelo arcebispo dom Moacir Silva.
Completando 50 anos, a romaria foi idealizada pelo subtenente Luiz Gonzaga do Carmo. A primeira saiu da Paróquia Santa Maria Goretti, na Vila Virgínia, Zona Oeste, em 31 de agosto de 1969, com 45 romeiros. Desde 21 de julho de 2016, por iniciativa do vereador Paulo Modas (Pros), o evento é considerado patrimônio cultural, histórico e imaterial do município – projeto de lei n° 1.223/2016.
Em outubro de 1717, os pescadores João Alves, Felipe Pedroso e Domingos Garcia foram encarregados de conseguir peixe para o banquete que Vila de Santo Antônio de Guaratinguetá iria oferecer a dom Pedro de Almeida e Portugal, o Conde de Assumar, que na época também era o governador da Província de São Paulo e Minas Gerais.
Após várias tentativas de pesca, os três pescadores tiraram das águas escuras do Rio Paraíba uma imagem de Nossa Senhora que veio nas redes em dois pedaços: primeiro o corpo e em seguida, rio abaixo, a cabeça. Ao colocar a imagem dentro do barco, os pescadores, que antes não tinham conseguido pescar nada, encheram as suas redes com uma quantidade abundante de peixes. Nascia ali uma devoção.