O papa Francisco cancelou todas as audiências desta sexta-feira, 28 de fevereiro, de acordo com comunicado oficial emitido pelo Vaticano pela manhã. Na nota, não há explicação para os cancelamentos, mas o pontífice já havia desistido de uma missa na véspera por estar “gripado” e com uma “leve indisposição”.
O diretor de Comunicação do Vaticano, Matteo Bruni, informou que Francisco celebrou a habitual missa da manhã na capela de sua residência privada de Santa Marta, no Vaticano, e saudou os presentes. Na ocasião, ele recebeu algumas pessoas no local, como previsto, dentre as quais estavam o presidente do Parlamento Europeu, o italiano David Sassoli.
O porta-voz do Vaticano não se referiu ao estado de saúde do papa, de 83 anos. Na quarta-feira (26), em geral um dia de agenda mais tumultuada, Francisco estava resfriado e tossia com frequência durante a audiência geral organizada ao ar livre na Praça de São Pedro. No próximo domingo, 1º de março, ele deve ir para um retiro espiritual em Ariccia, perto de Roma, depois de ter celebrado o Ângelus da sacada do Palácio Apostólico.
Igreja Católica
Instituições religiosas que reúnem grande número de seguidores em seus templos estão alterando práticas tradicionais para prevenir eventual contágio pelo novo coronavírus. Nas igrejas católicas, os padres estão sendo orientados pelas dioceses a evitar apertos de mão, abraços e mãos dadas durante celebrações. Na comunhão, a orientação é de que a hóstia seja dada na mão e não na boca.
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), órgão máximo da Igreja Católica brasileira, informou que não indica normas para arquidioceses, mas pede que cada local observe sua realidade e adote providências necessárias. “Cabe portanto aos bispos orientarem seus sacerdotes, bem como aos fiéis observarem as regras de higiene compatíveis com o momento”. Segundo a CNBB, as arquidioceses mineiras de Belo Horizonte, Uberaba e Juiz de Fora, e as nordestinas de João Pessoa (Paraíba) e Rio Grande do Norte divulgaram comunicado aos padres com orientações para prevenir o vírus.
O arcebispo metropolitano, dom Moacir Silva, baixou um decreto determinando que padres, diáconos e ministros da eucaristia alertem os devotos da Igreja Católica sobre mudanças na rotina em todas as missas realizadas nas paróquias da área da Arquidiocese de Ribeirão Preto por causa da ameaça do novo coronavírus (Covid-19). A orientação é para que os fiéis evitem o contato físico com o objetivo de evitar a proliferação da doença.
Estão proibidos o “abraço da paz” – aperto de mão com abraço e o “beijo da paz”, na face –, dar as mãos durante a oração do “Pai Nosso” e também a sagrada comunhão via oral. A partir de agora, não é mais permitido ao padre colocar a hóstia consagrada que representa o corpo de Jesus Cristo na boca dos fiéis, somente na espécie de pão e na mão do devoto.
A Arquidiocese de Ribeirão Preto abrange Altinópolis, Batatais, Brodowski, Cajuru, Cássia dos Coqueiros, Cravinhos, Dumont, Guatapará, Jardinópolis, Luís Antônio, Pontal, Santa Cruz da Esperança, Santa Rita do Passa Quatro, Santa Rosa de Viterbo, Santo Antônio da Alegria, São Simão, Serra Azul, Serrana e Sertãozinho
Doação de sangue
O novo coronavírus foi incluído nos critérios de triagem para doação de sangue pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e pelo Ministério da Saúde. A análise – que já avalia a presença dos vírus da dengue, chikungunya e zika – também vai verificar a presença de outras variações de coronavírus, como a Síndrome Respiratória Aguda Grave (Sars) e Síndrome Respiratória do Oriente Médio (Mers).
A nova orientação também determina que pessoas que estiveram em países com transmissão local dos vírus só poderão doar sangue 30 dias após o retorno dessas regiões. A mesma regra vale para quem teve contato com casos suspeitos ou confirmados da doença. O Brasil tem, até o momento, um caso confirmado de infecção pela doença, em São Paulo. Para quem teve o novo coronavírus, Sars ou Mers, a agência informa que será necessário esperar um prazo de 90 dias após a completa recuperação para que a pessoa possa fazer a doação.