Tribuna Ribeirão
Mundo

Papa faz apelo por vacinação

© Reuters/Direitos Reservados

O papa Francisco disse nesta quarta-feira, 18 de agos­to, que quem se vacina contra a covid-19 demonstra um “ato de amor” para com os mais frá­geis. O chefe da Igreja Católica afirmou que cabe a cada um contribuir para acabar com a pandemia de covid-19, e que essa contribuição começa com a vacinação.

As declarações do papa foram feitas em mensagem dirigida aos representantes da Igreja Católica na América Latina, no momento em que o número de infecções aumenta em países do centro e do sul do Continente Americano.

“Vacinem-se!” É o slogan lançado pelo papa, numa cam­panha que junta arcebispos e cardeais do Continente Ameri­cano com a mensagem de que as vacinas são seguras e uma ferra­menta fundamental para conter o avanço do novo coronavírus.

“Vacinômetro”
Segundo balanço divulgado pelo “Vacinômetro”, ferramen­ta digital desenvolvida pela Se­cretaria de Comunicação em parceria com a Companhia de Processamento de Dados do Es­tado de São Paulo (Prodesp), até as 18h10 desta quarta-feira, 18 de agosto, Ribeirão Preto havia aplicado 689.331 doses de vaci­na contra a covid-19.

A cidade já imunizou mais da metade da população com ao menos uma aplicação. Segundo o site, Ribeirão Preto recebeu mais 60.464 doses de imunizan­tes no dia 13, saltando de para 685.850 para 746.314. De acor­do com a ferramenta, 484.600 pessoas já foram imunizadas (primeira dose) na cidade.

Estes “ribeirão-pretanos” re­presentam 68,1% da população, estimada em 711.825 pessoas, segundo o Instituto Brasilei­ro de Geografia e Estatística (IBGE). Outras 18.198 pessoas receberam a vacina da Janssem, em dose única (2,6% dos mo­radores). Ou seja, 502.798 ha­bitantes já receberam ao menos uma dose (70,6%). Além disso, 186.533 receberam a segunda dose (26,2% da população).

Internações
A ocupação de leitos de tera­pia intensiva em Ribeirão Preto continua voltou a ficar abaixo de 70%. Com o avanço da covid-19 aparentemente controlado, o número de vagas disponíveis despencou na cidade. Eram 318 em julho e hoje são 211, sendo que 141 estavam ocupadas às 18h10 desta quarta-feira, 18 de agosto, 66,8% do total.

Segundo a plataforma lei­toscovid.org, o número de pa­cientes internados envolve as vagas disponibilizadas pelos onze hospitais da cidade e no Polo Covid-19 da UBDS Cen­tral. Do total de 141 de ontem, 98 estavam com respirador artificial. Somando todos os hospitais públicos da cidade, a taxa de ocupação de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) era de 69,4%, com pacientes inter­nados em 86 dos 124 leitos dis­poníveis – 79 com respirado­res. Eram 157 vagas em julho.

Postagens relacionadas

Organização Trump é condenada a pagar US$ 1,6 mi por fraude fiscal

William Teodoro

PF apreende obra de arte suspeita de ter sido roubada na Líbia

Redação 1

Crise política na Itália derruba euro, bolsas e ameaça economia da Europa

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com