A próxima edição do Pantera Sessions, que acontece nesta sexta-feira (dia 20/09), a partir das 21h, no Espaço Muselab, em Ribeirão Preto, terá um show gratuito do grupo Filarmônica de Pasárgada, que tem como proposta apresentar elementos do erudito, como sugere o nome, mas com raízes fincadas no popular, com inspiração no tropicalismo e na vanguarda paulista.
A entrada é de graça, mediante adição antecipada do nome na lista. Para garantir o ingresso, basta acessar o post do evento fixado no perfil @pantera.sounds no Instagram e escrever seu nome nos comentários.
A Filarmônica de Pasárgada foi formada em 2008 por alunos do curso de música da Universidade Estadual Paulista (USP) com o objetivo de interpretar as canções de Marcelo Segreto, principal compositor do grupo, que em suas canções demonstra intimidade com a história da música brasileira ao mesmo tempo em que cria novos ambientes sonoros. É ele quem escreve os arranjos para instrumentos, muitas vezes alterados eletronicamente, mas também para clarinete, fagote, trombone, percussão de toda ordem e diversos tipos de vozes e coros.
“Estamos muito ansiosos para tocar no Pantera Sessions, nossa ideia é tocar as canções do nosso álbum mais recente, PSSP, mas também músicas dos nossos álbuns anteriores como ‘O seu tipo’, ‘Fiu fiu’, ‘Fernando Henna Está Online’, entre outras. Além disso, vamos estrear duas canções inéditas que estarão no nosso próximo disco, álbum que lançaremos em outubro, com participação do Tom Zé e do Tiquequê”, comenta Segreto, referindo-se às músicas de sua autoria “O Alface é infinito” e “Já pro banho”.
Com quatro álbuns lançados em sua carreira – O Hábito da Força (2012), Rádio Lixão (2014), Algorritmos (2016) e PSSP (2022) – a banda foi vencedora do 17º Programa Nascente USP, do I Festival da UNICAMP e do 41º Festival Nacional da Canção-FENAC e premiada nos festivais Botucanto, FAMPOP, Festival do Conservatório de Tatuí e Festival da Ilha Grande (RJ), entre outros.
Também participou do EP Tribunal do Feicebuque (2013), do compositor Tom Zé, juntamente com Emicida, O Terno, Trupe Chá de Boldo e Tatá Aeroplano, e do CD Vira lata na via láctea (2014), do mesmo compositor, com Caetano Veloso, Milton Nascimento e Criolo, entre outros.
A Filarmônica de Pasárgada é formada por Marcelo Segreto (composição, arranjo, voz, violão e guitarra), Paula Mirhan (voz), Fernando Henna (piano e acordeon), Renata Garcia (clarinete), Ivan Ferreira (Fagote), Migue Antar (contrabaixo), Leandro Lui (bateria e percussão) e André Teles (laptop, live-electronics).
A noite contará ainda com a apresentação do coletivo de DJs ATARI, de 2018, formado por Caroline Costa, Marcela Pelizaro, Renata Carlomagno e Rita Fantini. Unindo a paixão por música e tendo como mote das festas um trabalho de pesquisa musical que não cessa, o coletivo abrange uma gama de estilos dentro do universo underground e alternativo como música eletrônica, post-punk, dark wave, anos 70, 80 e 90, entre outros.
SERVIÇO
Pantera Sessions
Data: dia 20 de setembro
Horário: às 21h
Local: Espaço MuseLab – Avenida Sumaré, 455, portão lateral, Jardim Sumaré, Ribeirão Preto (SP).
Entrada gratuita mediante inclusão antecipada do nome na lista. Para garantir o ingresso, basta acessar o post do evento fixado no perfil @pantera.sounds no Instagram e deixar seu nome nos comentários. Até as 22h, entrada com nome na lista. Após esse horário, entrada sujeito à lotação do espaço.