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Pandemia – Procon-RP recebe 2,6 queixas por dia

© Marcello Casal JrAgência Brasil

Desde o começo da pande­mia do novo coronavírus na cidade, o Procon de Ribeirão Preto recebeu 233 denúncias relacionadas à covid-19, média de quase três atendimentos por dia (2,6). De acordo com o ór­gão de defesa do consumidor, a maioria das reclamações está relacionada à comercialização de máscaras, álcool em gel e luvas. O levantamento abrange o período de 26 de fevereiro até segunda-feira, 25 de maio.

Do total de denúncias, 128 estão relacionadas ao álco­ol em gel (54,93%) e 51 sobre máscaras e luvas (21,9%). Já os aumentos de preços em super­mercados resultaram em 29 re­gistros (12,45%) e queixas com viagens e passagens somaram 25 denúncias (10,72%). Os consumidores da região cen­tral da cidade foram os que mais fizeram denúncias em relação ao coronavírus com 34 registros, seguidos pelos do Jardim Paulistano, na Zona Leste, com doze.

Segundo a Fundação Es­tadual Procon, foram fisca­lizados 2.933 farmácias, su­permercados, hipermercados e outros estabelecimentos de 188 cidades do Estado de São Paulo. Deste total, 90% dos lo­cais – 2.651 estabelecimentos – foram notificados a apresen­tarem notas fiscais de venda ao consumidor final e de compra junto aos seus fornecedores de álcool em gel e máscaras para verificação de eventual aumen­to abusivo e sem justa causa.

Até o momento, mais de R$ 3 milhões em multas foram aplicados. Os setores que mais sofreram autuações foram o de farmácias, com multas em torno de R$ 2,3 milhões, e o de supermercados, multados em cerca de R$ 800 mil. Foram no total doze supermercados, doze farmácias, oito revende­dores de gás e mais dois esta­belecimentos comerciais, tota­lizando 34 fornecedores até o último balanço.

O aumento injustificado de preços está em desacordo com o Código de Defesa do Consumidor e os fornecedo­res que estiverem incorrendo nesta prática e prejudicando a população serão multados. A colaboração do consumidor tem sido fundamental, de­nunciando no site Procon-SP e nas redes sociais, os estabe­lecimentos que estão se apro­veitando deste momento para obter lucros abusivos.

Já foram registradas mais de 2,5 mil denúncias de pre­ços abusivos de álcool em gel e outros itens por meio das nossas redes sociais. De mar­ço até 11 de maio, houve um aumento de 950% nos relatos de preços abusivos (de 247 denúncias em 16 de março para 2.595 em 11 de maio). Mais de 14 mil consumidores procuraram a instituição em razão da covid-19, são pedidos de orientação, dúvidas, denún­cias e reclamações.

Em Ribeirão Preto, o site do Procon-RP, que faz parte do portal www.ribeiraopreto. sp.gov.br, tem um link para re­clamações e atendimento ele­trônico, além de uma cartilha com recomendações. Já o @ proconsp disponibiliza canais de atendimentos à distância para receber denúncias, in­termediar conflitos e orientar os consumidores: via inter­net (www.procon.sp.gov.br), aplicativo – disponível para android e iOS – ou via redes sociais, marcando @proconsp, indicando o endereço ou site do estabelecimento.

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