Tribuna Ribeirão
Geral

Pandemia altera rotina em cartório

Sede de uma região me­tropolitana formada por 34 municípios e mais de 1,7 mi­lhão de habitantes, Ribeirão Preto decretou estado de cala­midade pública, suspenden­do serviços não essenciais até 22 de abril. A medida segue o decreto estadual de 22 de março que institui a quaren­tena em São Paulo, fechando o comércio e estabelecendo o isolamento social como ações para barrar o avanço da pan­demia de covid-19.

Por prestarem serviços con­siderados essenciais e que precisam ter continuidade, os tabelionatos e cartórios não se enquadram nessas decisões. No entanto, visando a seguran­ça de usuários e colaborado­res, adotaram procedimentos para evitar a disseminação do novo coronavírus.

O 4º Tabelião de Notas de Ribeirão Preto, desde 1993 sob a direção de José Roberto de Almeida Guimarães, aten­dia diariamente até o início da pandemia cerca de 300 pessoas. Instalado em uma das avenidas mais movimen­tadas da cidade, com uma es­trutura de 1.200 metros qua­drados, o serviço precisou adequar procedimentos.

Seguindo as orientações do Comunicado 240/2020 e do Provimento 08/2020, am­bos da Corregedoria Geral da Justiça do Estado de São Paulo, assim como do Provi­mento 91/2020, do Conselho Nacional de Justiça, o 4º Tabe­lião, desde o dia 26 de março, passou a atender em regime de plantão presencial, das nove às 13 horas, para atos de reconhe­cimento de firmas e autentica­ções, limitando a entrada a, no máximo, três clientes por vez.

As janelas internas do prédio estão permanecendo abertas durante todo o dia e as mesas de atendimento ga­nharam frascos de álcool gel para serem usados por usuá­rios e colaboradores. “É uma segurança a mais para todos”, afirma Wendell Jones Fiora­vante Salomão, escrevente do 4º Tabelião de Notas, que as­sim como os demais funcioná­rios recebeu também máscaras para proteção individual.

Os demais atos, como es­crituras, procurações e testa­mentos, também estão sendo atendidos no regime de plan­tão especial. Nesses casos, porém, os usuários são orien­tados a agendar previamente e enviar todos os documen­tos necessários. Foi o que fez o empresário B.D.F (nome preservado a pedido do pró­prio), de 65 anos.

No caso dele, por estar na faixa de maior risco do covid-19, o atendimento é realizado no estacionamen­to do 4º Tabelião, que tem capacidade para 40 carros e dez motos. “Me senti muito mais seguro. Os escreventes vieram até o carro e eu sim­plesmente conferi e assinei os documentos”, elogiou.

Além disso, para usuários mais suscetíveis aos riscos da doença, o atendimento pode ser realizado até mesmo nas residências. “Analisamos cada caso e, se for necessários, va­mos até a casa e colhemos as assinaturas e demais proce­dimentos, tudo com a devida segurança para os dois lados”, explica o tabelião substituto Neilo de Almeida.

O tabelionato ainda co­locou à disposição o telefone (16) 3977-2444 para que os usuários possam agendar aten­dimentos e tirar dúvida, além dos emails e telefones corpora­tivos da equipe de escreventes. “O momento de medidas de combate ao avanço da pande­mia do novo coronavírus pede atenção e a compreensão de todos”, ressalta José Roberto de Almeida Guimarães.

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