Por Hugo Luque
O Palmeiras entra em campo nesta quinta-feira, às 19h, contra o Sporting Cristal, no Estádio Nacional do Peru, em Lima, para iniciar sua trajetória em busca do tetracampeonato da Copa Libertadores. O time está no Grupo G, que ainda tem o Cerro Porteño, do Paraguai, e o Bolívar, da Bolívia.
Os paraguaios venceram na terça-feira e, agora, o Verdão busca um triunfo como visitante para também largar bem, manter a liderança próxima e afastar a desconfiança da torcida.
Batido pelo rival Corinthians na final do Campeonato Paulista, a equipe de Abel Ferreira também não fez uma boa primeira rodada de Brasileirão e empatou sem gols com o Botafogo, no Allianz Parque, no último domingo.
Ao todo, são três jogos sem vencer para o Alviverde. O último triunfo foi diante do São Paulo, na semifinal do estadual, em 10 de março. Do outro lado, o Sporting Cristal tem oscilado. Apesar da goleada por 5 a 0 sobre o Bincacional, na rodada mais recente do Peruano, os “Cervejeiros” vêm de dois triunfos, um empate e duas derrotas nos cinco últimos compromissos.
No total, foram apenas dois jogos entre os adversários desta noite, ambos pela Libertadores de 2013. Na época, o Verdão havia conseguido a vaga via Copa do Brasil, mas dividia as atenções com a Série B do Brasileiro. Cada equipe conquistou uma vitória naquela ocasião e, no fim, os palmeirenses avançaram ao mata-mata com a liderança do Grupo 2 – acabaram eliminados nas oitavas de final, pelo Tijuana, do México.
Para o reencontro, 12 anos depois, os brasileiros terão uma longa lista de desfalques. Raphael Veiga, Aníbal Moreno, Marcos Rocha, Paulinho, Maurício e Bruno Rodrigues estão no departamento médico.
Desta forma, uma provável escalação tem: Weverton; Mayke, Murilo, Gómez (Micael) e Piquerez; Evangelista, Ríos e Felipe Anderson; Estêvão, Facundo Torres e Vitor Roque.