Por Hugo Luque
O Palmeiras bateu o Botafogo por 3 a 1 nesta quinta-feira, no Allianz Parque, pela 11ª rodada do Campeonato Paulista. Com o revés, o Pantera esta eliminado, embora também esteja livre das chances de rebaixamento.
Já o Verdão continua vivo na briga por uma vaga ao mata-mata. Para chegar lá, terá de vencer seu último compromisso, domingo, às 18h30, fora de casa, contra o Mirassol.
A equipe de Abel Ferreira é a terceira colocada do Grupo D, com 20 pontos – dois a menos que Ponte Preta e o líder São Bernardo.
O Tricolor, terceiro do Grupo A, estacionou nos 11 pontos e não pode mais alcançar o Mirassol, vice-líder com 16. Os comandados de Márcio Zanardi encerram a participação no estadual domingo, também às 18h30, em casa, contra o Novorizontino.
O jogo
Pressionado, o Palmeiras foi a campo com protestos da torcida, que ficou em silêncio durante o primeiro tempo. Do outro lado, o Botafogo, em alta, nada tinha a perder.
Zanardi escalou uma equipe forte defensivamente para apostar nos contragolpes. Em um deles, Alexandre Jesus recebeu cruzamento pela direita e completou de canhota para abrir o placar.
Logo em seguida, Estêvão chamou para si a responsabilidade da reação palmeirense e marcou um golaço para empatar. Marcos Rocha também marcou um, mas o VAR anulou.
No segundo tempo, o Verdão pisou no acelerador e levou perigo. Em uma das oportunidades, Estêvão perdeu na pequena área, de cabeça, ao acertar o travessão. Nas transições, o Tricolor também levava perigo, mas desperdiçou chances de ouro.
Os mandantes, então, viraram com um gol chorado de Facundo Torres, de joelho. O garoto Luighi fechou o marcador com bela finalização após corta-luz de Richard Ríos.