Por Hugo Luque
O Palmeiras enfrenta mais uma vez o rival Corinthians neste sábado, às 18h30, na Arena Barueri (o Allianz Parque recebe show de Gilberto Gil), em clássico válido pela terceira rodada do Campeonato Brasileiro. Será o quarto Dérbi em um intervalo de dois meses, já que as equipes se enfrentaram três vezes durante o Paulistão.
Na primeira fase, no Allianz, o jogo terminou empatado em 1 a 1. Já no mês passado, a disputa foi válida pela final da competição estadual. Na ida, o Timão levou a melhor na casa alviverde por 1 a 0. Na volta, na Neo Química Arena, o Alvinegro levantou a taça ao segurar um empate sem gols e encerrou sua seca de seis anos sem títulos.
Desta vez, a rivalidade vale pela disputa da liderança do nacional. Como nenhum time manteve o 100% de aproveitamento depois de duas rodadas, sete equipes estão empatadas em pontos na liderança, com quatro. Por conta do critério de desempate de saldo de gols, os corintianos estão na vice-liderança, atrás do Internacional, enquanto os palmeirenses ocupam a sétima colocação.
Na quarta-feira, os comandados de Abel Ferreira não convenceram, mas derrotaram o Cerro Porteño, do Paraguai, em São Paulo, pela segunda rodada da Copa Libertadores. Nas últimas cinco partidas disputadas, o Verdão garantiu três vitórias e dois empates.
Já o conjunto liderado por Ramón Díaz vem de um sofrido empate por 1 a 1 na Sul-Americana, na terça-feira, diante do América de Cali, na Colômbia. O Timão vem de um triunfo, três empates e um revés no recorte dos cinco duelos mais recentes.
Sem Raphael Veiga, que sofreu uma luxação no ombro na quarta, um provável Palmeiras tem: Weverton; Bruno Fuchs, Gustavo Gómez, Murilo e Piquerez; Emiliano Martínez, Richard Ríos e Felipe Anderson (Maurício); Estêvão, Facundo Torres e Vitor Roque.
O Corinthians, por outro lado, deve voltar a contar com Memphis Depay, preservado no meio de semana após sentir dores no tornozelo, porém ainda tem Igor Coronado e Gustavo Henrique como dúvidas. Desta forma, uma provável escalação é formada por: Matheus Donelli; Matheuzinho, André Ramalho, Félix Torres e Matheus Bidu; Raniele, José Martínez, André Carrillo e Breno Bidon; Memphis Depay e Yuri Alberto.