Chegou o grande dia. O Palmeiras estreia no Mundial de Clubes neste domingo (7) e vai em busca da tão sonhada alcunha de “Campeão do Mundo”. O adversário do Verdão na semifinal é o Tigres, do México, que tem como principal arma o atacante francês Gignac, ex-Olympique de Marselha.
Para a partida, o técnico Abel Ferreira tem praticamente todo o elenco à disposição e deve mandar a campo força máxima. O único desfalque importante é o atacante Breno Lopes, autor do gol do título da Libertadores. Por ter sido adquirido pelo Verdão depois da janela internacional, o jogador não pôde ser inscrito na competição. Ainda sim, Breno está com a delegação palmeirense no Catar.
Como Breno Lopes é reserva, Abel Ferreira deve começar a partida diante dos mexicanos com a mesma escalação da final contra o Santos: Weverton, Marcos Rocha, Luan, Gómez e Viña: Danilo, Zé Rafael, Gabriel Menino e Raphael Veiga; Rony e Luiz Adriano.
Recuperado de lesão e utilizado nos últimos jogos, Felipe Melo corre por fora. Apesar do espirito de liderança, o volante deve começar no banco de reservas e ser utilizado na segunda parte do jogo.
Outro que chegou a ser cotado para ser titular na final da Libertadores, Willian deve seguir como opção no banco. O grande momento vivido por Rony é um dos motivos para que o veterano atacante fique de fora do time que começa jogando.
Tigres
O adversário do Verdão na decisão tem como trunfo para a partida a mentalidade de um brasileiro. O carioca Ricardo Ferretti de Oliveira, o Tuca Ferretti, que comanda o Tigres desde 2010, mas que também tem passagem anterior pelo clube no começo dos anos 2000.
Ferretti está no futebol mexicano desde 1977, quando foi jogar no Atlas. Depois de passar por outros clubes como Monterrey, Neza FC e Toluca, Ferretti encerrou a carreira de atleta em 1991, no Pumas. Por lá iniciou sua trajetória como treinador e de lá não saiu mais.
O treinador é a alma do time que conta com diversos jogadores nascidos na América do Sul. Dentre eles, o brasileiro Rafael Carioca, que já atuou por Grêmio, Vasco e Atlético Mineiro, e o argentino Guido Pizarro, que tem passagens pelo Sevilla e seleção da Argentina.
Talvez o nome mais conhecido dos torcedores brasileiros, o atacante uruguaio Nico Lopez, que defendeu as cores do Internacional até o ano passado, faz parte do elenco do Tigres, mas não foi inscrito no Mundial por estar se recuperando de lesão.
O jogador a ser marcado pelo Palmeiras é o francês Gignac. No Tigres desde 2015, o atacante acumula 146 gols em 246 partidas com a camisa dos Felinos. Nesta edição do Mundial ele já mostrou seu faro e anotou os dois gols da vitória dos mexicanos contra o Ulsan, partida que garantiu o enfrentamento com o Verdão.
O Tigres deve começar a partida com a seguinte escalação: Guzman; Rodriguez, Reyes, Salcedo e Dueñas; Rafael Carioca, Guido Pizzaro, Quiñônes, Meza e Aquino; Gignac.
Histórico do confronto
Palmeiras e Tigres vão se enfrentar pela primeira vez na história. Entretanto, o time mexicano já enfrentou alguns times brasileiros na Libertadores. São Paulo, Corinthians, Internacional e Cruzeiro foram os times que encararam o Tigres.
Foram seis jogos oficiais disputados, com três vitórias e três derrotas. O Tigres foi eliminado pelo São Paulo na quartas da Libertadores de 2005, eliminou o Internacional na semifinal da Libertadores de 2016 e enfrentou o Corinthians na fase de grupos de 2006. O time mexicano também tem um confronto num jogo amistoso contra o Cruzeiro, em 2014. A Raposa venceu o duelo por 2 a 0.