Tribuna Ribeirão
Cultura

Paixão de Cristo muda de paróquia

RUBENS OKAMOTO/ CCS

A “Caminhada do Calvá­rio”, evento religioso da cidade de Ribeirão Preto, chega à sua 37ª edição. Será nesta Sexta- Feira da Paixão, 19 de abril. A encenação do périplo de Jesus Cristo rumo à crucificação terá início às 19 horas, na Pa­róquia Sagrado Coração de Je­sus, localizada na rua Mathias Gonçalves nº 400, no Jardim Presidente Dutra, Zona Norte. O evento é uma parceria da Se­cretaria Municipal da Cultura (SMC) com a Paróquia Sagra­do Coração de Jesus.

Nos três anos anteriores, o evento aconteceu na praça São Mateus, no Quintino Facci I, na mesma região, em uma parce­ria com a Paróquia São Mateus Apóstolo. Para alinhamento dos últimos detalhes concernentes à realização da celebração, a Se­cretaria Municipal da Cultura promoveu, em seu auditório, reunião com representantes da Empresa de Trânsito e Trans­porte Urbano de Ribeirão Pre­to (Transerp), Polícia Militar e Coordenadoria de Limpeza Urbana (CLU), além de contar com representante da Paróquia Sagrado Coração de Jesus.

Segundo a responsável pela direção e produção do espe­táculo, Carminha Rezende, “a mudança de paróquia se deu pelo fato de que a prioridade da ‘Caminhada do Calvário’ deste ano, que é um evento tombado como patrimônio imaterial, foi seguir mesmo o título do even­to. Assim, caminhamos para as comunidades para passar o nosso conhecimento de como realizar esta celebração, em fi­gurino, adereços, encenação, e damos o apoio total para a co­munidade”, diz.

“A paróquia Sagrado Cora­ção de Jesus nos abriu as portas, através da figura do padre José Renato. A comunidade foi agre­gada àqueles que há anos nos deles pudesse ser passada para novos grupos e, assim, a tradi­ção do calvário se perpetue”, ex­plica. O objetivo é o de manter vivo o evento na cidade e envol­ver a comunidade, ampliando o acesso cultural de uma tradição milenar que relembra o sentido da Páscoa.

Além da Transerp e da CLU, estão envolvidos no projeto a Polícia Militar (PM), Departa­mento de Fiscalização Geral da Secretaria Municipal da Fazen­da e Guarda Civil Municipal (GCM). A encenação retrata as últimas horas de Jesus Cristo an­tes da sua crucificação. O elenco traz dezenas de atores e voluntá­rios. “A Caminhada do Calvá­rio começou modestamente e, ao longo dos anos, tomou uma proporção tão grande que agre­gou milhares de pessoas como atores, figurinistas, voluntários, turistas, devotos e trabalho so­cial”, explica Carminha Rezende.

Via-crúcis
Do latim “via-crúcis”, o ca­minho da cruz é o trajeto se­guido por Jesus Cristo até o calvário. Na “Via Sacra”, os fiéis percorrem a caminhada do fi­lho de Deus desde o Pretório de Pilatos até o Monte Calvário, meditando simultaneamente à Paixão de Cristo. Tal exercício, muito usual no tempo da qua­resma, teve origem na época das Cruzadas, no século XI, quando os católicos percorriam na Terra Santa os lugares sagrados e deci­diram reproduzir no Ocidente a peregrinação feita ao longo da Via Dolorosa em Jerusalém.

A “Caminhada do Calvário” é um evento que une a fé cristã a muita cultura, e é realizada na Semana Santa. Uma festa popu­lar que reúne “seguidores” há 37 anos na cidade para encena­ção pública da Paixão de Cristo. Cada etapa da encenação, além de representar a via-crúcis, res­salta problemas atuais, como a miséria, fome, guerra, desigual­dades, violência, ódio, terroris­mo e injustiças, porém visando à fraternidade.

Postagens relacionadas

Sesi Ribeirão Preto traz espetáculo “Guetto”, símbolo de resistência

William Teodoro

Ribeirão 167 anos: Instituto do Livro lança ‘Antologia’

Redação 4

Alma abre inscrições para formação teatral virtual

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com