Tribuna Ribeirão
Mundo

Países assinam acordo para encerrar conflito

REUTERS

Armênia, Azerbaijão e Rús­sia assinaram um acordo para encerrar o conflito militar na região de Nagorno-Karabakh após mais de um mês de der­ramamento de sangue. O pri­meiro-ministro armênio, Nikol Pashinyan, anunciou a assina­tura do acordo nas redes sociais nas primeiras horas desta ter­ça-feira, 10 de novembro (10, horário local), e o Kremlin e o presidente do Azerbaijão, Ilham Aliyev, confirmaram a notícia posteriormente.

“A assinatura do documento trilateral será um ponto crucial na resolução do conflito”, disse Aliyev em reunião online com o presidente russo, Vladimir Putin, transmitida pela televisão. O presidente russo afirmou que forças de paz seriam destacadas ao longo do front em Nagorno­-Karabakh e do corredor entre a região e a Armênia. Arayik Harutyunyan, o líder da região de Nagorno-Karabakh, disse no Facebook que concordou com a assinatura do pacto “para encer­rar a guerra assim que possível”.

A declaração ocorre após seis semanas de combates pesa­dos e de avanços das forças do Azerbaijão. O governo de Baku disse ter tomado na segunda-fei­ra (9) dezenas de assentamentos em Nagorno-Karabakh, um dia após proclamar vitória na bata­lha pela segunda maior cidade da região estratégica. O conflito aumentou os temores de uma guerra regional mais ampla, com a Turquia apoiando seu aliado Azerbaijão, enquanto a Rússia tem um pacto de defesa com a Armênia, além de uma base militar no país.

Postagens relacionadas

Coreia do Norte testa míssil hipersônico com sucesso

William Teodoro

Incêndio na Austrália destruiu um terço da Ilha Kangaroo, mostra Nasa

Redação 1

Milei assume e nomeia a irmã  

Redação 2

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com