A Biblioteca Padre Euclides, entidade privada cuja história se entrelaça com a história da cidade de Ribeirão Preto, completa 120 anos neste mês de maio. Para celebrar a data, foi preparada uma agenda especial de atividades que vai de palestras, apresentações musicais e saraus, a eventos que também comemoram o primeiro aniversário da Gibiteca Padre Euclides & Zineteca Glauco Villas Boas, que incluem oficinas de produção de fanzines e exposições.
Apesar de muitas adversidades nessa trajetória, a Biblioteca Padre Euclides é hoje um polo convergente da cultura e da formação cidadã em Ribeirão Preto. O espaço foi criado como uma biblioteca tradicional para estimular a leitura, mas, ao longo do tempo, tornou-se um centro de profusão cultural. A Padre Euclides, como é conhecida, abriga a única Gibiteca da cidade.
Ainda tem uma Zineteca que reúne os fãs do gênero em ricos encontros para troca de experiências e oficinas para popularizar a arte; é o endereço oficial da loja da editora paulistana de vanguarda, a Editora Reformatório, e tem também uma feira permanente com acervo de mais de quatro mil obras de literatura brasileira e estrangeira e inúmeros gêneros com preços em torno de R$ 20, cuja receita é empregada na aquisição de novas obras.
O endereço é rua Visconde de Inhaúma nº 490, primeiro andar, no Centro de Ribeirão Preto. É um amplo espaço que abriga de obras antigas e raras a fanzines e lançamentos. Informações sobre a programação pelo telefone e Whatsapp (16) 3610-067. A Biblioteca Padre Euclides também está presente nas redes sociais.