Dois pacientes do Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto entraram em contato com o Tribuna para reclamar de fila na entrada do ambulatório da Unidade Campus, na Zona Oeste, na manhã desta quarta-feira, 22 de abril. Segundo eles, antes da abertura, às sete horas, uma imensa fila se formou do lado de fora.
De acordo com eles, a fila poderia ter sido evitada se cada paciente tivesse o horário da consulta previamente agendado. Em resposta ao Tribuna, o Hospital das Clínicas informa que a fila aconteceu para a entrada dos pacientes, após a triagem. De acordo com o HC, diariamente são atendidas 500 pessoas somente nos ambulatórios.
Antes da pandemia do coronavírus este número era, em média, de três mil. Para garantir o distanciamento social devido à pandemia do novo coronavirus, vários funcionários trabalham na triagem dos pacientes, inclusive com orientação sobre o distanciamento necessário entre eles. Atualmente, o HC tem 20 servidores afastados com suspeita de covid-19 e um com a doença. Outros 21 já receberam alta.
A pandemia tem afetado a todos, com reflexos importantes também na saúde mental. Com base nisso, o Programa de Saúde Mental da Secretaria Municipal da Saúde criou um serviço de apoio psicológico por e-mail para dar suporte aos profissionais de saúde. Após o envio de mensagem buscando apoio para psionli[email protected], um psicólogo entrará em contato com o profissional para agendar atendimento por telefone. O serviço funciona 24 horas e já atendeu aproximadamente 20 profissionais da saúde.