A sala de atendimento e medicação da Unidade Básica Distrital de Saúde Doutor João Baptista Quartin (UBDS Central), na avenida Jerônimo Gonçalves, no Centro Velho de Ribeirão Preto, ficou alagada depois que um paciente, de 30 anos, arrancou o registro de água no local com um chute. O ato de vandalismo ocorreu na manhã desta sexta-feira, 12 de julho.
Guardas civis metropolitanos detiveram o indivíduo, que foi levado para a Central de Flagrantes, na rua Duque de Caxias, na região central da cidade. Um boletim de ocorrência foi registrado por dano ao patrimônio público. O delegado plantonista arbitrou a fiança de R$ 1 mil, que não foi apresentada, e o vândalo foi levado para audiência de custódia no Fórum Estadual de Justiça.
Segundo um dos integrantes da Guarda Civil Metropolitana (GCM) que atenderam a ocorrência, o indiciado é usuário de drogas e estava na UBDS – popularmente conhecida como “Pronto-Socorro Central” – para receber atendimento médico. O motivo que provocou a reação agressiva do indivíduo não foi divulgado, mas, em nota, a Secretaria Municipal de Saúde informou que o equipamento já foi reparado e a população não foi prejudicada.