Tribuna Ribeirão
Economia

Outubro tem o pior resultado

As vendas do comércio ribei­rão-pretano caíram 2,84% em outubro em relação ao mesmo período do ano passado, quan­do a variação foi ainda pior: re­tração de 3,57%. Já é o segundo mês seguido de queda na cidade. O resultado, porém, é o pior do ano – nem o Dia das Crianças conseguiu segurar os negócios do setor. Em setembro, o recuo foi de 0,63%, depois de registrar crescimento de 1,13% em agosto e de 0,08% em julho.

Os números são da Pesquisa Movimento do Comércio, reali­zada pelo Sindicato do Comér­cio Varejista de Ribeirão Preto e Região (Sincovarp). As vendas na cidade já haviam registrado queda de 1,58% em junho, 1,56% em maio, 1,78% em abril, 0,87% em março, 2,47% em fevereiro e 1,97% em janeiro. Entre as em­presas pesquisadas, 70,8% con­sideraram que as vendas de ou­tubro deste ano foram inferiores as do mesmo período de 2016, enquanto 27,1% venderam mais no mês passado. Para 2,1% os ne­gócios foram equivalentes.

Setorial – Entre os setores, os resultados negativos foram generalizados e a pior variação foi sentida por cine/foto, com recuo de 4,69%. Na sequên­cia aparecem os segmentos de presentes (-4,02%), vestuário (-3,25%), livraria/papelaria (-2,98%), ótica (-2,22%), calça­dos (-2,10%), móveis (-1,70%) e tecidos/enxoval (-1,69%).

“Esses números demonstram uma retração, também genera­lizada, no consumo, devido ao aumento das incertezas no cená­rio político e econômico do país”, explica Marcelo Bosi Rodrigues, economista do Sincovarp, res­ponsável pelo estudo.

Emprego – Com relação ao emprego, apesar do índice das vendas, houve aumento de 0,15% na oferta de vagas no va­rejo em outubro (leia matéria nesta página). Entre as empresas entrevistadas, a maioria afirmou ter estabilidade no número de trabalhadores. Para 97,9% das consultadas, o quadro funcional foi mantido, enquanto 2,1% ad­mitiram e nenhuma demitiu. Os setores que fizeram contratações foram livraria/papelaria (0,85%) e ótica (0,50%).

Análise – Segundo Rodri­gues, os números da pesquisa Movimento do Comércio dos meses anteriores apontaram um leve crescimento das vendas neste final de ano, mas o resultado de outubro demonstra que o consu­midor ainda está bastante receoso para ir às compras.
DIVULGAÇÃO

Postagens relacionadas

Caixa paga a parcela de setembro do Bolsa Família

Redação 2

Bancos deverão compartilhar dados para prevenção de golpes e fraudes

William Teodoro

Sebrae revela aumento de pequenos negócios que fabricam chocolates

William Teodoro

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com