Com um investimento de R$ 400 milhões, o primeiro outlet da Região Metropolitana de Ribeirão Preto ocupa uma área de 120 mil metros quadrados, sendo 37 mil m² destinados à construção e 20 mil m² de Área Bruta Locável (ABL).
Além das opções de compras, o Santa Maria Outlet também contará com praça de alimentação, 1,8 mil vagas de estacionamento e contribuirá significativamente para a economia regional ao gerar mais de mil postos de trabalho diretos após sua abertura.
Em termos de negócios, a previsão é movimentar anualmente R$ 280 milhões. Fica no município de Cravinhos, às margens da Rodovia Anhanguera (SP-330) – um dos maiores corredores financeiros do país e que chega a registrar cerca de 100 mil veículos diários.
O Santa Maria Outlet está com obras em fase de acabamento e tem previsão de inauguração para daqui quatro meses, no dia 20 de novembro, perto da Black Friday e antes do Natal, o melhor período de vendas para o comércio. As chaves aos lojistas foram entregues em evento realizado nesta quinta-feira, 18 de julho.
“Neste momento, a área de locação do Santa Maria Outlet já está com 70% de confirmação. Será um novo centro de referência para o comércio e lazer da região de Ribeirão Preto, oferecendo uma ampla gama de produtos de marcas renomadas com preços reduzidos”, conta José Roberto Alvim, presidente do Grupo Pereira Alvim.
O empreendimento reunirá mais de 100 marcas nacionais e internacionais. Entre as confirmadas estão Adidas; Under Armour; Reebok; Mizuno; Aéropostale; Original Penguin; Kipling; Lindt; Opaque; Nathan’s Famous e Bar Brahma.
O entorno – A localização do Santa Maria Outlet é considerada privilegiada. Próximo da Zona Sul de Ribeirão Preto e de fácil acesso, o empreendimento está localizado em uma área que tem recebido muitos investimentos. Prova disso é que em seu entorno há a previsão de ser entregue mais de quatro mil lotes residenciais.
Composta por 34 municípios, a Região Metropolitana de Ribeirão é a nona mais rica no ranking do Produto Interno Bruto (PIB) do Estado de São Paulo – chegou a R$ 83,4 bilhões em 2022, segundo a Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade) – e um dos principais polos econômicos regionais do Brasil.
São mais de 1,7 milhão de habitantes e uma economia fortemente ligada ao agronegócio e a alta diversidade de atividades industriais e de serviços. Reconhecidos por oferecer produtos de diversas marcas com preços reduzidos, os outlets também promovem o desenvolvimento econômico e turístico das regiões em que estão inseridos.
Balanço – De acordo com a Associação Brasileira de Shopping Center (Abrasce), atualmente, o Brasil conta com 17 outlets em operação, distribuídos regionalmente: nove no Sudeste, quatro no Sul, três no Nordeste e um no Centro-Oeste. Somente no Estado de São Paulo são seis. A área bruta locável total desses empreendimentos soma 348 mil metros quadrados.
“O setor de outlets tem mostrado crescimento contínuo, destacando-se pela oferta de preços reduzidos durante todo o ano. Além disso, a chegada desses empreendimentos impulsiona uma valorização imobiliária de 80% e um aumento significativo de 67% nos postos de trabalho”, conclui Glauco Humai, presidente da Abrasce.
Destino – Ainda segundo dados da associação, diferentemente do shopping tradicional onde a visitação é de passagem, o outlet é um centro de compras de destino, em que 80% do público vai com a intenção de comprar. Ademais, sua abrangência, em regiões turísticas, atende a um raio de até 150 quilômetros.