Tribuna Ribeirão
DestaqueGeral

Ouriço é solto em mata de RP 

Um filhote de ouriço-cacheiro (Coendou prehensilis) encontrado órfão na Estação Ecológica Mata de Santa Tereza, em 20 de julho, foi recebido no Bosque Zoológico Municipal Doutor Fábio Barreto, em Ribeirão Preto, onde passou por reabilitação. Ele voltou para a vida silvestre na tarde desta quarta-feira, 25 de outubro.  
 
No zoológico, houve um processo multisetorial envolvendo manejo no setor de biologia (berçário), manejo nutricional acompanhado pelo setor de zootecnia e tratamento veterinário de acompanhamento. No setor de biologia, foram realizados os cuidados parentais necessários ao desenvolvimento do filhote. 
 
Os filhotes são “extremamente dependentes e, muitas vezes, apresentam alto grau de estresse devido à separação dos seus genitores e à exposição a um ambiente diferente do natural”, enfatiza o biólogo Otávio Almeida. Alexandre Gouvêa, zootecnista, relata que “a nutrição de filhotes de animais silvestres é de vital importância e marca desde o recebimento desses animais órfãos até sua soltura em ambiente natural.  
 
É necessário ainda que no momento do acolhimento os animais sejam corretamente identificados para que a dieta seja balanceada de acordo com os requisitos nutricionais de cada espécie, garantindo um estado de bem-estar animal conveniente, mimetizando também os alimentos que seriam ofertados pelos pais à prole nas condições naturais”. 
 
Quando um animal silvestre é recebido no Bosque Fábio Barreto, filhote ou adulto, esse deve ser identificado e marcado para possibilitar o monitoramento em áreas de soltura. Para que seja reintroduzido na natureza, o Departamento de Fauna Silvestre do Estado de São Paulo (Defau) requer exames de fezes e análise clínica e comportamental. 
 
Tudo para avaliar a capacidade do animal de retornar ao ambiente natural. Foi através desse processo que o ouriço-cacheiro recebeu autorização de retorno à Mata de Santa Tereza, onde foi resgatado. O Defau é ligado à Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil), Departamento de Gestão de Fauna Silvestre do Estado de São Paulo. 
 
No país de maior biodiversidade do planeta, com mais de 116 mil espécies animais conhecidas e espalhadas pelos seis biomas terrestres e
três grandes
ecossistemas marinhos, de acordo com dados do Ministério do Meio Ambiente, o sistema de atendimento a animais silvestres em situações de maus-tratos, atropelamentos, queimadas e apreensões é a grande motivação do trabalho realizado pelo Bosque Zoológico Municipal Doutor Fábio Barreto.
 
 
Implantada em Ribeirão Preto e referência na região, a iniciativa já atendeu mais de 1.700 animais somente no ano de 2022, média de quatro bichos feridos por dia, um a cada seis horas. O Programa Uma Nova Chance visa a reabilitação e reintrodução de animais silvestres de vida livre de Ribeirão Preto e região. 
 
Eles chegam ao zoo por meio de munícipes, Corpo de Bombeiros, Polícia Ambiental, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recurso Naturais Renováveis (Ibama) e Secretaria do Meio Ambiente. Assim que os animais dão entrada no setor de Medicina Veterinária são prontamente atendidos e tratados, inclusive em sistema de plantão 24 horas, e em alguns casos passam por cirurgias. 
 
O Bosque Fábio Barreto abre de quarta-feira a domingo. A entrada é gratuita. Fica na rua Liberdade s/nº, no bairro Campos Elíseos. Mais informações podem ser solicitadas pelos telefones (16) 3636-2283 e 3636-2513.    
Considerado um dos mais importantes pontos de lazer e cultura gratuitos na cidade de Ribeirão Preto, recebeu mais de 257 mil visitantes no ano passado.  
 
Conta com um espaço de área verde de 250.880 , onde vivem mais de 700 animais de 180 espécies, entre aves, peixes, mamíferos, répteis e anfíbios. O espaço concentra uma reserva de Mata Atlântica, com árvores centenárias, como perobas, jequitibás, ipês e jatobás. O zoológico de Ribeirão Preto também abriga animais ameaçados de extinção, como arara-azul, ararajuba, suçuarana, lobo-guará, mutum-do-sudeste, urubu-rei, anta, tamanduá-bandeira, jaboti-tinga e tracajá. 
 
Serviço 
Bosque Zoológico  Municipal Doutor  Fábio Barreto 
Endereço: rua Liberdade  s/nº, Campos Elíseos 
Telefones: (16) 3636-2283  e 3636-2513 
Entrada: gratuita 
Abertura: de quarta-feira a domingo  
Horário: das 9  horas às 16h30 
 
 
 

Postagens relacionadas

PUBLICIDADE: THATHI/COM – Grupo de Comunicação

Redação 1

Oxford: Anvisa pede atualização de bula

Redação 1

Botafogo perde invencibilidade por 3 a 1 em Ponta Grossa-PR

William Teodoro

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com