Tribuna Ribeirão
DestaquePolítica

Otoniel é afastado pela Câmara

Crédito: Alfredo Risk

Decisão da Mesa diretora foi publicada no Diário Oficial do Município desta sexta-feira, 29 de novembro
O Diário Oficial do Município (DOM) publicou nesta sexta-feira, 29 de novembro, despacho declarando a perda do mandato do vereador Otoniel Lima (Republicanos) e tornando vago o cargo por ele ocupado. A Câmara de Ribeirão Preto foi notificada para afastar Otoniel Lima.
Com a publicidade legal dada sobre a perda, a Câmara irá convocar até no máximo a próxima segunda-feira, Luiz Antônio França, suplente do vere¬ador para assumir o mandato.
A partir da notificação França terá o prazo máximo de quinze dias para entregar a documentação exigida pela Justiça eleitoral e tomar posse. Segundo ele afirmou nesta sexta-feira ao Tribuna, os documentos já estão prontos o que deverá agilizar este processo. Caso entregue os documentos até o final do expediente da Câmara na segunda-feira, ele devera tomar posse e fazer o juramento na sessão de terça-feira, 3 de dezembro.
No total, França deverá participar de oitos sessões até o começo do recesso parlamentar do Legislativo no dia 19 de dezembro. Sendo seis sessões ordinárias e duas extraordinárias para votação da Lei Orçamentária anual (LOA).
França é presidente da Associação dos Moradores do Complexo Ri¬beirão Verde. França disputou a eleição de 2016, coligado ao PRB, legenda de Otoniel Lima, e obteve 1.682 votos.

A sentença – Em 2005, quando era vereador em Limeira, Otoniel Lima – atual vice-presi¬dente da Câmara ribeirão-preta¬na – foi acusado, junto com outros três parlamentares limeirenses, de manterem “funcionários fan-tasmas” em seus gabinetes que efetivamente não exerciam ativi¬dades legislativas.
Otoniel Lima foi acusado de manter uma funcionária no gabi¬nete que não prestaria serviços à Câmara – ela recebeu R$ 8,4 mil entre janeiro e julho de 2005 por mês. A ação foi julgada em tercei¬ra instância pelo Superior Tribu¬nal de Justiça (STJ), que condenou em definitivo – transitado em jul-gado – os acusados. Ou seja, não cabe mais recursos.
Entretanto, como a ação só foi finalizada após o término do mandato de Otoniel Lima na Câmara de Limeira, a perda da função pública não teve efeito prático na época, já que ele não exer¬cia mais nenhum cargo público.
Em setembro de 2009, Otoniel Lima foi condenado a ressarcir os cofres públicos e à perda de suas funções públicas em decisão proferida pela juíza Michelli Vieira do Lago, de Limeira.
Otoniel Lima é o presidente do Diretório Municipal do Parti¬do Republicano Brasileiro (PRB) em Ribeirão Preto. Foi eleito ve¬reador em Limeira no pleito de 2004 e ficou no cargo por dois anos, em 2005 e 2006, quando foi eleito depurado estadual. Cum¬priu o mandato (2007-2010) até ser eleito deputado federal para a legislatura 2011-2014.

Crédito: Alfredo Risk.

 

Postagens relacionadas

Motorista capota carro na Avenida Francisco Junqueira em Ribeirão

Redação

Obras na Anhanguera prosseguem, com fluidez do trânsito

Luque

Botafogo anuncia zagueiro Rafael Milhorim

Hugo Luque

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com