A Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto voltará ao palco do Theatro Pedro II, no Quarteirão Paulista, no Centro Histórico, para apresentar mais uma edição da série Juventude tem Concerto, ainda em formato online, com a execução de “Pedro e o Lobo”, obra-prima do compositor russo Sergei Prokofiev (1891-1953).
O espetáculo será nesta terça-feira, 12 de outubro, feriado de Nossa Senhora Aparecida – Padroeira do Brasil, em comemoração ao Dia das Crianças, e terá início às 10h30, com transmissão pelo YouTube da Osrp e da Fundação Pedro II. A regência será do maestro Reginaldo Nascimento.
A obra “Pedro e o Lobo” foi escrita em 1936 pelo compositor russo Sergei Prokofiev. É uma história infantil contada através da música, com a participação de um narrador. Foi composta com o principal objetivo de mostrar às crianças as sonoridades dos diversos instrumentos e, para isso, cada personagem da história é representada por um instrumento musical diferente.
Além disso, também há uma melodia para cada personagem, que é tocada de acordo com o decorrer da história. Pedro é representado pelas cordas, o Avô é representado pelo fagote, o Gato pelo clarinete, a Pata pelo oboé, o Passarinho pela flauta transversal, o Lobo pelas três trompas e os Caçadores pelas madeiras e tímpanos.
Pedro é um jovem que vive com o seu avô no campo. Um dia, Pedro deixa a porta do jardim aberta, e a Pata, Sônia, aproveita a oportunidade para nadar na lagoa. Enquanto ela nada, estão juntos o Pássaro Sacha e o Gato Ivan. O avô rabugento de Pedro o traz de volta para o jardim e fecha a porta no caso de algum lobo vir.
Porém Pedro é teimoso, desobedece a seu avô e tem a ideia de capturar o lobo, que pouco tempo depois sai do bosque à procura de comida. Assim que é avistado, o Gato Ivan sobe pela árvore, mas a Pata Sônia, que saiu calmamente da lagoa, acaba sendo comida pelo lobo. Nesse momento começa a caçada de Pedro, com a ajuda de Ivan e Sacha para salvarem Sônia.
O público poderá acompanhar o espetáculo pelos canais da Orquestra Sinfônica e da Fundação Dom Pedro II no YouTube. O evento é uma realização do Ministério do Turismo (MTur), Associação Musical de Ribeirão Preto – mantenedora da Osrp – e Theatro Pedro II.
A Orquestra Sinfônica
A Orquestra Sinfônica tem cerca de 40 músicos sob a regência do maestro titular Reginaldo Nascimento e é mantida pela Associação Musical de Ribeirão Preto, criada em 1921 por músicos e abnegados como Max Bartsch. Fez sua primeira apresentação em 1938.
Desde então, a Osrp funciona de modo ininterrupto e vem desenvolvendo importantes projetos que difundem a música erudita, reafirmando seu papel de destaque no setor artístico e nos cenários municipal e nacional. Já são mais de 1.400 concertos oficiais em âmbito nacional e internacional. Desenvolve importantes projetos que difundem a música erudita, além de contar com uma escola de canto coral com 120 alunos e três coros – Coro de Câmara, Coro Lírico e Coro Juvenil.
Em, 15 de maio, a Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto abriu a temporada 2021 da série Concertos Internacionais, com a execução das obras “Concerto para piano nº 1 em dó maior” e a “Sinfonia nº 1 em dó maior”, de Ludwig van Beethoven (1770-1827), e participação do pianista Carlos Vogt. No mesmo final de semana retomou a série Juventude tem Concerto.