A Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto apresenta “Beethoven e Haydn em concerto”. Será nesta sexta-feira, 20 de agosto, às nove horas, dentro da série Ensaio Aberto, criada para estudantes das escolas públicas e privadas da cidade, tradicionalmente apresentada no Theatro Pedro II, no Quarteirão paulista, Centro Histórico, mas que será transmitido por internet, em virtude das medidas de proteção à saúde.
“É um concerto didático e escolhi dois grandes compositores para que o público conheça mais sobre as obras de Beethoven e Haydn e para que possa perceber as diferenças e semelhanças criativas de cada um desses nomes contemporâneos”, comenta o maestro titular Reginaldo Nascimento, que regerá o concerto.
A série Ensaio Aberto acontece periodicamente no Theatro Pedro II, é dirigida a estudantes das redes pública e privada de ensino da cidade, com entrada gratuita, e realizada em parceria entre a Associação Musical de Ribeirão Preto, mantenedora da Orquestra Sinfônica, Theatro Pedro II e a prefeitura de Ribeirão Preto/Secretaria Municipal da Educação, com apoio do Ministério do Turismo (MTur).
De Ludwig van Beerthoven (1770-1827), o programa traz a obra “As Criaturas de Prometheus (Abertura)”. De Joseph Haydn (1732-1809) serão executados trechos da “Sinfonia nº 21 em lá maior” – “Adágio”, “Presto”, “III. Menuet” e “Finale. Allegro molto”.
A Orquestra Sinfônica
Quase 40 mil pessoas assistiram aos concertos e apresentações da Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto em 2019. Em 2020 a Osrp fez apenas apresentações virtuais, sem a presença de público, por causa da pandemia de coronavírus.
No ano anterior foram 71 apresentações, entre concertos ou óperas, além de recitais de grupos de cordas ou metais em teatros, igrejas, escolas e eventos. No total, 37.994 espectadores testemunharam os espetáculos, a maioria sob a regência do maestro titular Reginaldo Nascimento.
A Orquestra Sinfônica tem cerca de 40 músicos e é mantida pela Associação Musical de Ribeirão Preto, criada em 1921 por músicos e abnegados como Max Bartsch. Fez sua primeira apresentação em 1938.
Desde então, a Osrp funciona de modo ininterrupto e vem desenvolvendo importantes projetos que difundem a música erudita, reafirmando seu papel de destaque no setor artístico e nos cenários municipal e nacional. Já são mais de 1.400 concertos oficiais em âmbito nacional e internacional. Desenvolve importantes projetos que difundem a música erudita, além de contar com uma escola de canto coral com 120 alunos e três coros – Coro de Câmara, Coro Lírico e Coro Juvenil.
Em, 15 de maio, a Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto abriu a temporada 2021 da série Concertos Internacionais, com a execução das obras “Concerto para piano nº 1 em dó maior” e a “Sinfonia nº 1 em dó maior”, de Ludwig van Beethoven (1770-1827), e participação do pianista Carlos Vogt. No mesmo final de semana retomou a série Juventude tem Concerto.