Tribuna Ribeirão
Cultura

Osrp apresenta Ensaio Aberto

A Fundação Dom Pedro II realiza nesta sexta-feira, 21 de maio, às nove horas da manhã, a primeira edição deste ano do projeto Ensaio Aberto de Or­questra, uma parceria do The­atro Pedro II com a Secretaria Municipal da Educação e a Or­questra Sinfônica de Ribeirão Preto. A regência será do ma­estro Reginaldo Nascimento, titular da Osrp.

O projeto será gravado e transmitido pelas redes sociais do teatro (Youtube e Facebook) e da Sinfônica (Youtube e Facebook), se­guindo às atuais restrições de público para a prevenção da covid-19. “Estamos vi­vendo um momento atípico e muito difícil para todos. E promover, através do projeto Ensaio Aberto de Orquestra, um pouco de alento e alegria, é gratificante”, explica o presi­dente da Fundação Dom Pe­dro II, Nicanor Lopes.

As apresentações do Ensaio Aberto de Orquestra são gra­tuitas, realizadas uma vez por mês, sempre nas manhãs das sextas-feiras. As crianças e jo­vens das redes de ensino públi­ca e privada assistem ao ensaio da Sinfônica de Ribeirão Preto com a contextualização do re­pertório e demais curiosidades expostas pelo maestro.

Marcando esta apresen­tação, a Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto executará a “Sinfonia nº 1 em dó maior”, de Ludwig van Beethoven (1770- 1827), sob a regência do maes­tro Reginaldo Nascimento. No último sábado (15), a Orques­tra Sinfônica de Ribeirão Preto abriu a temporada 2021 das sé­ries Concertos Internacionais e Juventude tem Concerto.

O programa contou com “Concerto para piano nº 1 em dó maior” e “Sinfonia nº 1 em dó maior”, de Beethoven, e solo do pianista Carlos Vogt. O espe­táculo será transmitido do palco principal do Pedro II, numa pro­moção que contou com leis de incentivo fiscal à cultura do Mi­nistério do Turismo, Secretaria Especial da Cultura e Associa­ção Musical de Ribeirão Preto, mantenedora da Osrp.

A Orquestra Sinfônica
Quase 40 mil pessoas assis­tiram aos concertos e apresen­tações da Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto em 2019. Em 2020 a Osrp fez apenas apresentações virtuais, sem a presença de público, por causa da pandemia de coronavírus.

No ano anterior foram 71 apresentações, entre concer­tos ou óperas, além de recitais de grupos de cordas ou me­tais em teatros, igrejas, esco­las e eventos. No total, 37.994 espectadores testemunharam os espetáculos, a maioria sob a regência do maestro titular Reginaldo Nascimento.

A Orquestra Sinfônica tem cerca de 40 músicos e é manti­da pela Associação Musical de Ribeirão Preto, criada em 1921 por músicos e abnegados como Max Bartsch. Fez sua primeira apresentação em 1938.

Desde então, a Osrp fun­ciona de modo ininterrupto e vem desenvolvendo impor­tantes projetos que difundem a música erudita, reafirman­do seu papel de destaque no setor artístico e nos cenários municipal e nacional.

Já são mais de 1.400 con­certos oficiais em âmbito na­cional e internacional.

A Osrp desenvolve im­portantes projetos que difun­dem a música erudita, além de contar com uma escola de canto coral com 120 alunos e três coros – Coro de Câmara, Coro Lírico e Coro Juvenil.

Postagens relacionadas

FIL de 2023 mira na formação de leitores

William Teodoro

Após quarentena, Masp reabre com exposições sobre histórias das danças

Redação 1

Peça infantil “O casamento de Dona Baratinha” no Teatro Municipal  

Redação 2

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com