A Fundação Dom Pedro II realiza nesta sexta-feira, 21 de maio, às nove horas da manhã, a primeira edição deste ano do projeto Ensaio Aberto de Orquestra, uma parceria do Theatro Pedro II com a Secretaria Municipal da Educação e a Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto. A regência será do maestro Reginaldo Nascimento, titular da Osrp.
O projeto será gravado e transmitido pelas redes sociais do teatro (Youtube e Facebook) e da Sinfônica (Youtube e Facebook), seguindo às atuais restrições de público para a prevenção da covid-19. “Estamos vivendo um momento atípico e muito difícil para todos. E promover, através do projeto Ensaio Aberto de Orquestra, um pouco de alento e alegria, é gratificante”, explica o presidente da Fundação Dom Pedro II, Nicanor Lopes.
As apresentações do Ensaio Aberto de Orquestra são gratuitas, realizadas uma vez por mês, sempre nas manhãs das sextas-feiras. As crianças e jovens das redes de ensino pública e privada assistem ao ensaio da Sinfônica de Ribeirão Preto com a contextualização do repertório e demais curiosidades expostas pelo maestro.
Marcando esta apresentação, a Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto executará a “Sinfonia nº 1 em dó maior”, de Ludwig van Beethoven (1770- 1827), sob a regência do maestro Reginaldo Nascimento. No último sábado (15), a Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto abriu a temporada 2021 das séries Concertos Internacionais e Juventude tem Concerto.
O programa contou com “Concerto para piano nº 1 em dó maior” e “Sinfonia nº 1 em dó maior”, de Beethoven, e solo do pianista Carlos Vogt. O espetáculo será transmitido do palco principal do Pedro II, numa promoção que contou com leis de incentivo fiscal à cultura do Ministério do Turismo, Secretaria Especial da Cultura e Associação Musical de Ribeirão Preto, mantenedora da Osrp.
A Orquestra Sinfônica
Quase 40 mil pessoas assistiram aos concertos e apresentações da Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto em 2019. Em 2020 a Osrp fez apenas apresentações virtuais, sem a presença de público, por causa da pandemia de coronavírus.
No ano anterior foram 71 apresentações, entre concertos ou óperas, além de recitais de grupos de cordas ou metais em teatros, igrejas, escolas e eventos. No total, 37.994 espectadores testemunharam os espetáculos, a maioria sob a regência do maestro titular Reginaldo Nascimento.
A Orquestra Sinfônica tem cerca de 40 músicos e é mantida pela Associação Musical de Ribeirão Preto, criada em 1921 por músicos e abnegados como Max Bartsch. Fez sua primeira apresentação em 1938.
Desde então, a Osrp funciona de modo ininterrupto e vem desenvolvendo importantes projetos que difundem a música erudita, reafirmando seu papel de destaque no setor artístico e nos cenários municipal e nacional.
Já são mais de 1.400 concertos oficiais em âmbito nacional e internacional.
A Osrp desenvolve importantes projetos que difundem a música erudita, além de contar com uma escola de canto coral com 120 alunos e três coros – Coro de Câmara, Coro Lírico e Coro Juvenil.