O prefeito Duarte Nogueira Júnior anunciou na manhã desta quarta-feira, 4 de março, a visita ilustre da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp) a Ribeirão Preto, no próximo dia 26, para uma apresentação no Theatro Pedro II. O espetáculo valoriza ainda mais a temporada 2020, especialmente preparada pela prefeitura e pela Fundação Dom Pedro II para comemorar os 90 anos de fundação do teatro, inaugurado em 8 de outubro de 1930.
Assim como a Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto (Osrp), em 2020 a Osesp vai homenagear os 250 anos de nascimento de Ludwig van Beethoven (1770-1827). “Esse ano é especial, vai haver uma curadoria preparando todo um conjunto de eventos. Temos aqui no Theatro Pedro II a sede da Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto, uma das maiores e melhores do Brasil, e receberemos convidados especiais no dia 26, a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo. Todos os ribeirão-pretanos e visitantes estarão convidados”, diz o chefe do Executivo.
“De corações – ainda uma vez! – aos corações”, escreveu Ludwig van Beethoven no manuscrito do Kyrie que abre sua “Missa Solemnis em ré maior” (1823). A obra cumprirá sua vocação mais uma vez nos concertos que serão realizados entre esta quinta-feira (5) e sábado (7), na Sala São Paulo, dando início à temporada 2020 da Osesp e também às celebrações dos 250 anos do gênio de Bonn, Alemanha.
As apresentações marcam ainda a chegada de Thierry Fischer como o novo diretor musical e regente titular da Osesp. O maestro divide o palco com a orquestra, Coro da Osesp, Coro Acadêmico da Osesp e os solistas Susanne Bernhard (soprano), Kismara Pezzati (mezzo soprano), Atalla Ayan (tenor) e Michael Nagy (barítono).
A “Missa Solemnis” é tida, por consenso, como uma das maiores – para alguns, a maior – de todas as obras de Beethoven. Combinando harmonias arrojadas com uma recriação muito própria da polifonia antiga, a Missa é um exemplo consumado da fase tardia do compositor. Seu impacto afetivo soa único, também.
Sem falar na dimensão humanista e filosófica: ali, “o Homem, não Deus, está no centro da obra”, como escreveu Jorge de Almeida em seu ensaio para a Revista Osesp 2020. O concerto de hoje será transmitido ao vivo pela internet, a partir das 20h15, por meio das plataformas digitais da Osesp – Facebook e YouTube – e também no canal Arte 1.
Descubra a Orquestra
Estão abertas as inscrições para os professores da rede estadual de São Paulo do ensino fundamental e médio para o programa de formação musical chamado Descubra a Orquestra, da Osesp. O processo seletivo ocorre a cada semestre e nesta edição serão oferecidas 200 vagas.
O resultado será divulgado até o dia 12, às 18 horas. As inscrições devem ser feitas até esta sexta-feira, 6 de março, no site www.osesp.art.br. Os professores contemplados vão participar de uma formação que ocorrerá em três módulos presenciais, com aulas aos sábados das oito às 16 horas.
Os cursos começam ainda neste mês de março e terminam em junho. Os selecionados poderão ainda levar um grupo de até 90 alunos para assistir um concerto e participar de uma visita monitorada na Sala São Paulo. Para participar o docente não precisa necessariamente ter conhecimento musical. O objetivo é que a partir da formação ele estenda o conteúdo para a sala de aula.
O programa é aberto a professores das redes municipal, particular, além de instituições beneficentes com alunos cursando a partir do 1º ano do ensino fundamental. O Descubra a Orquestra foi fundado em 2001. Nos últimos nove anos, cerca de 5.800 professores e 533 mil alunos da rede estadual de São Paulo foram atendidos.