Na noite de domingo, 7 de janeiro, a temporada de premiações 2018 teve início com a realização da 75ª edição do Globo de Ouro, em Los Angeles, Calfórnia, Estados Unidos. O evento, da Associação de Correspondentes Estrangeiros de Hollywood, premia os melhores no cinema e na televisão no último ano.
A cerimônia, como esperado, foi marcada por uma série de protestos, no tapete vermelho e dentro do Hotel Beverly Hilton, onde ocorre, por conta dos recentes escândalos de abusos sexuais envolvendo nomes de Hollywood. Para chamar a atenção para o tema, atrizes chegaram à premiação vestidas de preto e acompanhadas de ativistas.
Em meio ao clima de protesto, porém, a cerimônia, apresentada pelo comediante Seth Meyers, seguiu com as entregas de prêmios. No cinema, “A forma da água”, de Guillermo Del Toro, liderava, com sete categorias, e foi bem. O cineasta mexicano venceu o prêmio de melhor direção e o filme levou ainda o troféu por sua trilha sonora.
O prêmio principal da noite, de melhor filme de drama, porém, ficou com “Três anúncios para um crime”, que conta a história de uma mulher que busca justiça para o assassinato da sua filha. Por esse papel, inclusive, Frances McDormand ficou com o prêmio de melhor atriz em filme de drama. O melhor ator na categoria foi Gary Oldman, por “O destino de uma nação”.
Entre os filmes de comédia, destaque para o ator James Franco, que venceu por “O artista do desastre”, e para Saoirse Ronnan, que venceu por “Lady Bird – É hora de voar” – e pode ser nome forte para o Oscar. O filme, aliás, dirigido por Greta Gerwig, venceu ainda o prêmio de melhor filme de comédia ou musical.
A apresentadora e atriz Oprah Winfrey foi a grande homenageada da noite. Ela recebeu, das mãos de Reese Witherspoon, sua colega no vindouro filme “Uma dobra no tempo”, o prêmio honorário Cecil B DeMille, entregue a pessoas bem sucedidas e que marcaram a indústria do entretenimento.
Nas categorias de TV, a minissérie “Big Little Lies”, que recentemente foi renovada para uma segunda temporada, teve o seu favoritismo confirmado e levou todos os prêmios que concorria: melhor série limitada, melhor atriz para Nicole Kidman, melhor atriz coadjuvante para Laura Dern e melhor ator coadjuvante para Alexander Skarsgard. O prêmio de melhor ator em minissérie ou telefilme foi para Ewan McGregor, por “Fargo”.
Já “The Handmaid’s Tale” repetiu os resultados do Emmy 2017, vencendo como a melhor série de drama e melhor atriz de drama para Elisabeth Moss. Sterling K. Brown, de “This Is Us”, venceu como melhor ator. Entre as comédias, o destaque foi “The Marvelous Mrs. Maible”, que venceu como melhor série na categoria e rendeu a Rachel Brosnahan o prêmio de melhor atriz de comédia. Depois de ter sido indicado em 2016, Aziz Ansari venceu o prêmio de melhor ator em comédia por “Master of None”, garantindo o único prêmio da Netflix.
A lista de vencedores do Globo de Ouro 2018
Cinema
Melhor filme de drama
“Três anúncios para um crime”
Melhor atriz em filme de drama
Frances McDormand – “Três anúncios para um crime”
Melhor ator em filme de drama
Gary Oldman, “O destino de uma nação”
Melhor filme de comédia ou musical
“Lady Bird – É hora de voar”
Melhor atriz em filme de comédia ou musical
Saoirse Ronan – “Lady Bird – É hora de voar”
Melhor ator em filme de comédia ou musical
James Franco – “O artista do desastre”
Melhor atriz coadjuvante
Allison Janney – “Eu, Tonya”
Melhor ator coadjuvante
Sam Rockwell – “Três anúncios para um crime”
Melhor diretor
Guillermo Del Toro – “A forma da água”
Melhor roteiro
Martin McDonagh – “Três anúncios para um crime”
Melhor filme em língua estrangeira
“Em pedaços” (Alemanha/França)
Melhor canção original
“This Is Me”, de Benj Pasek e Justin Paul para “O Rei do Show”
Melhor animação
“Viva: A vida é uma festa”
Melhor trilha sonora
Alexandre Desplat, “A forma da água”
Prêmios para a TV
Melhor série de drama
“The Handmaid’s Tale”
Melhor atriz em série de drama
Elisabeth Moss – “The Handmaid’s Tale”
Melhor ator em série de drama
Sterling K. Brown – “This is Us”
Melhor série de comédia ou musical
“The Marvelous Mrs. Maisel”
Melhor atriz em série de comédia ou musical
Rachel Brosnahan – “The Marvelous Mrs. Maisel”
Melhor ator em série de comédia ou musical
Aziz Ansari – “Master of None”
Melhor minissérie ou telefilme
“Big Little Lies”
Melhor atriz em minissérie ou telefilme
Nicole Kidman – “Big Little Lies”
Melhor ator em minissérie ou telefilme
Ewan McGregor – “Fargo”
Melhor atriz coadjuvante em série
Laura Dern – “Big Little Lies”
Melhor ator coadjuvante em série
Alexander Skarsgard – “Big Little Lies”
Prêmio Cecil B. Demille
Oprah Winfrey